NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete recebe 3,6 do eleitorado de Mauá e está em penúltimo na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empossados novos integrantes de conselho em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/09/2014 | Cidade
Mauá promove força-tarefa contra o HPV
Mauá promove força-tarefa contra o HPV Mauá leva vacina até as escolas. Crédito: Gil Sobrinho
Mauá leva vacina até as escolas. Crédito: Gil Sobrinho
A segunda dose tem de ser aplicada após seis meses da primeira e já está disponível nas Unidades de Saúde e escolas de Mauá desde o início do mês.

A vacina contra o HPV entrou no calendário oficial de vacinação e para garantir sua eficácia deve ser aplicada em três doses. A primeira aplicação começou no mês de março, quando a Secretaria de Saúde adotou a estratégia de ir até as escolas para efetivar a vacinação. Isto possibilitou que a cidade obtivesse cobertura de 88,05% do público alvo, formado por meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.

A segunda dose tem de ser aplicada após seis meses da primeira e já está disponível nas Unidades de Saúde desde o início do mês. Entretanto, como o trabalho nas escolas começou em 12 de março, a mesma estratégia será retomada nesta sexta-feira (12).

As Unidades Básicas de Saúde mantiveram contato com as escolas para definir as datas em cada região. Nesta sexta-feira a vacinação ocorre nas Escolas Estaduais Mahatma Ghandi, Antonio Lapate Neto, Emilia Crem dos Santos e Clotilde Alves Doratiotto. É necessária a apresentação da carteira de vacinação. A terceira dose será aplicada somente cinco anos depois.

O principal objetivo da vacinação contra o HPV no Brasil é a prevenção do câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. Considerando-se que está sendo utilizada a vacina quadrivalente, com os sorotipos 6, 11, 16 e 18, teremos também a prevenção das verrugas genitais. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. Estudos apontam que a eficácia da dose para prevenção de câncer de colo de útero foi de 98% e de 100% para as verrugas genitais.

As meninas que entraram na faixa etária de 11 anos, após o mês de março poderão tomar a primeira dose da vacina. Tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina está permanentemente disponível nas unidades de saúde.

É recomendável que as jovens se informem nas escolas quando e em qual horário a vacinação será realizada em sua escola.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.