NOTÍCIA ANTERIOR
Homem Árvore leva educação ambiental a Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Oswaldo Dias põe Diniz de volta no comando do Sama
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2010 | Cidade
Mauá plantará uma árvore por criança nascida
Plantar uma árvore para cada criança nascida. Essa foi a solução encontrada pela Prefeitura de Mauá e Fundação do ABC (FUABC), que gerencia o Hospital Nardini, para unir saúde e meio ambiente. A expectativa é que 300 mudas, de 50 espécimes nativas e frutíferas de médio e pequeno porte, sejam plantadas por mês na cidade. Em um ano serão 3,6 mil árvores. O objetivo é preservar o meio ambiente e promover a saúde da população.

Áreas permanentes, tais como beira de córregos e topos de montanhas, serão alvos do reflorestamento proposto pelo projeto. De acordo com Giancarlo Collesi, gestor ambiental da empresa que executará o projeto, a Secretaria do Meio Ambiente ainda está definindo quais serão os locais prioritários. “Até a próxima semana serão decididos os principais espaços de preservação”, disse.

A escolha das espécies está de acordo com a resolução SNA08/2007 do governo do Estado. “Dentre a variedade sugerida, demos prioridade às árvores que naturalmente ocorriam na região”, disse Collesi. Durante o plantio, também será seguida uma ordem, de acordo com a classificação de cada espécie. “Primeiro plantaremos as árvores chamadas de pioneiras, que são aquelas que não precisam de solo rico e que são mais tolerantes ao sol”, explicou.

De acordo com o gestor ambiental, após as mudas pioneiras, os terrenos estarão prontos para receber as árvores secundárias, tardias e climáticas. “A distribuição é necessária para evitar a morte ou doença das plantas. Dá mais trabalho, mas desta forma garantimos a qualidade do desempenho florestal”, revelou. A área de plantio também será monitorada com GPS. “Por ser um plantio em pequena escala poderemos fazer o acompanhamento in loco”, comentou.

O manejamento das árvores, como adubação e limpeza, será realizado por 24 meses. E a cada três meses serão feitos relatórios para identificar possíveis problemas e doenças com as mudas. “Não adianta plantar se não cuidar. A mortalidade é muito alta. Sem cuidado, em cinco anos, 80% das árvores poderão morrer”, afirmou Collesi.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.