NOTÍCIA ANTERIOR
Sesi Mauá Apresenta A Exposição #Adotei
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPTR de Mauá tem 97 oportunidades de emprego disponíveis nesta semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/11/2015 | Cidade
Mauá passa a integrar grupo de 478 Cidades Educadoras em 37 países
Mauá passa a integrar grupo de 478 Cidades Educadoras em 37 países Prefeito Donisete Braga na abertura do Encontro Nacional de Cidades Educadoras. Crédito: Rodrigo Zerneri
Prefeito Donisete Braga na abertura do Encontro Nacional de Cidades Educadoras. Crédito: Rodrigo Zerneri
“O credenciamento de Mauá para integrar o rol das 478 Cidades Educadoras representa a oportunidade de demonstrar as experiências bem sucedidas para outras cidades do mundo”

Essa foi a fala do prefeito, Donisete Braga, durante a abertura do Encontro Nacional de Cidades Educadoras , nesta terça-feira (3), no Teatro Municipal de Santo André, que teve a presença do prefeito da cidade, Carlos Grana, autoridades e profissionais da Educação de toda a região.

“O pedido por qualidade no ensino pela população tem sido uma evolução no processo educativo e temos aumentado o número de vagas e salas de aula”, disse Donisete Braga. A secretária de Educação de Mauá, Lairce Aguiar, completou: “a confirmação de Mauá é um desejo pessoal antigo como educadora que vai possibilitar o resgate da cidadania da nossa população, já que ao expormos todas as nossas experiências exitosas de caráter educacional, promoveremos a sensação de pertencimento à cidade.”

O Encontro Nacional é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice), fundada em 1990, é precursora do conceito de Cidades Educadoras, fundamentado em sustentabilidade, inclusão social e diversidade em Territórios Educativos. A Secretaria de Educação de Mauá foi informada nesta segunda-feira (2) que passou a integrar o rol de 478 municípios que integram a rede de Cidades Educadoras presentes em 37 países.

No discurso de abertura, a diretora do Escritório Regional da América Latina para a AICE, Lauro Alfonso, fez um relato da história da Associação e fez o convite aos participantes para se reencontrarem na edição do evento no ano que vem, na cidade de Rosário, na Argentina.

Laura considera que “as cidades, grandes ou pequenas, dispõem de inúmeras possibilidades educadoras... Devemos pensar as cidades como lugar de aprendizagem”, com a promoção de valores éticos, com equilíbrio e equidade. Para isso, a Carta das Cidades Educadoras traz 20 princípios, que são compromissos firmados pelas cidades associadas, como o de influenciar no processo de tomada de decisões dos governos e das instituições internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras.

A atividade desta terça-feira teve a presença de educadores de cidades como São Bernardo do Campo, Santos, Piracicaba, entre outras. O evento prossegue até nesta quarta-feira, também no Teatro Municipal de Santo André, com debates como “Qualidade de Vida e Inclusão” e “Cidade – Soluções Duradouras.”

XIV Congresso - O XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras será realizado de 2 a 4 de junho de 2016, na cidade de Rosário, Argentina, sob o lema “Os territórios da convivência nas cidades”, visando à construção de cidades mais justas, que estimulem a solidariedade e respeitem a diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social como princípios que possibilitem essa construção.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6799 dias no ar.