NOTÍCIA ANTERIOR
Menina de 9 anos é esfaqueada pelo padrasto no Parque das Américas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Secretaria de Educação de Mauá atualiza cadastro sobre professores da rede
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/08/2014 | Cidade
Mauá participa do projeto Edukatu
Mauá participa do projeto Edukatu
Rede digital de aprendizagem promove mobilização de estudantes e professores no projeto do Instituto Akatu em correalização com a Braskem

Construir uma sociedade sustentável através da educação. Com este propósito, a Braskem, maior petroquímica das Américas, em conjunto com o Instituto Akatu, desenvolve o projeto Edukatu, uma rede de aprendizagem sobre conceitos e práticas de sustentabilidade e consumo consciente, voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. Através de uma plataforma na internet, são disponibilizados conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos) para os usuários, além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas.

Em São Paulo, desde 2013, a Escola Professor Manoel Cação, no município de Mauá, é uma das participantes da iniciativa. Na instituição, os estudantes envolvidos no programa utilizam materiais didáticos voltados à temática da sustentabilidade. Por meio de uma plataforma online totalmente interativa, alunos e professores formam uma “rede”, espaço onde podem compartilhar experiências.

No ano passado, a professora Regiane Ferrareto e os alunos do 4º ano criaram através da plataforma Edukatu, a equipe “Uso Consciente da água”. O desafio era desenvolver o Percurso Água do Circuito Natureza e os resultados superaram as expectativas. “Às vezes abordamos assuntos que em sala são vistos nos questionários, aulas expositivas ou imagens projetadas. Mas com a plataforma, por meio do computador, fica muito mais rápido porque eles acham que estão jogando, brincando e na verdade estão aprendendo”, comenta a professora.

Para o diretor do colégio, Jorge Chinen, além da aprendizagem, a plataforma é uma maneira de estreitar ainda mais a relação entre professores e estudantes. “Nós, enquanto escola, vemos o Edukatu como uma grande ferramenta para o aprendizado dos nossos alunos. O projeto é de extrema importância, e buscamos trabalhar da melhor forma possível com as ferramentas que temos disponíveis, dentro da infraestrutura oferecida no colégio”, afirma.

“Ser parceiro do Akatu neste projeto é uma forma da Braskem contribuir no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. O intuito é promover a mudança do ato de consumo. Refletir sobre o impacto do produto desde a produção, passando pelo uso, até o descarte, é responsabilidade de cada um de nós e é uma atitude que certamente transformará nosso mundo”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.