NOTÍCIA ANTERIOR
Conferência visa aumentar a segurança no ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
UFABC – Mauá com vagas abertas para curso
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2014 | Cidade
Mauá participa da criação do Sistema Único de Emprego e Trabalho
Mauá participa da criação do Sistema Único de Emprego e Trabalho CPTR atendeu 163.046 pessoas e recebeu ofertas de 10.584 vagas em 2013. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
CPTR atendeu 163.046 pessoas e recebeu ofertas de 10.584 vagas em 2013. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Cidade foi uma das duas escolhidas em todo o Brasil por conta da atuação destacada do CPTR/SINE

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, participa de grupo de estudo instituído pelo governo federal para elaborar a proposta de uma ampla reforma na política trabalhista no Brasil, ajudando a criar o Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente, aquele que está sendo chamado de “SUS do Emprego”.

O grupo, que conta com 39 pessoas e foi formado no fim de novembro de 2013, tem representantes de apenas dois governos municipais: o de Mauá e o de Cuiabá (MT), além de integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), dos trabalhadores, dos empregadores e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O desafio do futuro Sistema Único será concretizar a integração das políticas públicas voltadas para o mundo do trabalho, bem como repartir as atribuições entre cada membro da federação.

“Em um universo de 5.500 cidades brasileiras, Mauá foi uma das duas escolhidas para participar dessa importante reforma. Essa deferência mostra a efetividade da política que estamos desenvolvendo”, declara o secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, que participa do grupo ao lado da coordenadora de Qualificação e Atendimento do Trabalhador em Mauá, Neide dos Santos Verão.

Marcelo Lucas ressalta que a consolidação da atuação do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR/SINE) foi uma das razões da escolha de Mauá para participar do grupo. “Em 2013 atingimos boa parte das metas colocadas pelo ministério, o que está ajudando a tornar nossa cidade uma referência na política de trabalho e renda no país”, analisa. O secretário destaca o que considera o grande diferencial do CPTR de Mauá: “O olhar humanizado para o cidadão, procurando levar a ele todas as políticas públicas que estão à sua disposição”.

O grupo de trabalho tem se encontrado todos os meses desde novembro, e tem 120 dias para apresentar a proposta inicial do anteprojeto de lei, que será encaminhado a consulta pública até o fim do primeiro semestre de 2014.

Balanço 2013 – Até o dia 18 de dezembro o CPTR de Mauá atendeu 163.046 pessoas e recebeu ofertas de 10.584 vagas de emprego. Após encaminhar 27.909 candidatos para entrevistas, conseguiu a recolocação de 2.921 trabalhadores.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.