NOTÍCIA ANTERIOR
Atila aponta R$ 42 mi em repasses da União
PRÓXIMA NOTÍCIA
Odebrecht Ambiental agora é BRK Ambiental
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2017 | Cidade
Mauá oferece oficinas culinárias contra a hipertensão
Mauá oferece oficinas culinárias contra a hipertensão Mauá oferece oficinas culinárias contra a hipertensão. Crédito: Divulgação/PMM
Mauá oferece oficinas culinárias contra a hipertensão. Crédito: Divulgação/PMM
As inscrições para a próxima turma acontecem nesta quarta-feira (26/4), na Coop do Jardim Zaíra. As aulas são dadas na própria unidade do supermercado, das 14h às 16h, e são gratuitas

Em atenção ao Dia do Combate à Hipertensão, a Prefeitura de Mauá promoveu, em parceria com a Coop (cooperativa de Consumo), uma oficina culinária com dicas e receitas para evitar a pressão alta. A aula atendeu 35 munícipes e ofereceu palestras com explicações de produtos que estimulam o organismo a combater a alta da pressão arterial, com lições práticas e elaboração de receitas. As palestras foram ministradas pela professora Mara Lucia Rosa Nassif Roccella e pela nutricionista Camila Cristina Silva, da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Mauá.

O Dia do Combate à Hipertensão, que acontece nesta quarta-feira (26/4), lança um alerta sobre a importância de programas de prevenção à doença, que cada vez afeta mais brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de pessoas que convivem com a hipertensão no Brasil cresceu 14,2% na última década. Os diagnósticos passaram de 22 para quase 26% do total da população no ano passado.

Em Mauá, os números também demonstram a importância da medicina preventiva. Em 2016, foram realizadas 306 internações da saúde municipal, devido ao Acidente Vascular Cerebral em Mauá, segundo os dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH). A primeira causa de óbito no município segundo o Plano Municipal de Saúde são as doenças do aparelho circulatório. Atualmente o município tem investido em programas de diagnóstico e tratamento para combater as causas e consequências das doenças crônicas.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em parceria com as equipes das unidades, apoia a efetivação desta proposta contando com profissionais da educação física, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais contribuindo com o cuidado multi e interdisciplinar.

Diariamente as 23 unidades de Saúde do Município de Mauá realizam atividades de rastreamento e cuidados de pacientes portadores de doenças crônicas, entre elas a hipertensão. Contribuem para isso atividades de grupos específicos para a distribuição de medicação, grupos de atividade física, estímulo à alimentação saudável e novas práticas que contribuam para o aumento da qualidade de vida.

NOVAS AULAS

Entre os planos para melhorar a dieta nutricional, as oficinas culinárias são um dos grandes destaques. As aulas acontecem todo o mês e trazem dicas alimentação e gastronomia saudáveis, e geração de renda.

As inscrições para a próxima turma acontecem nesta quarta-feira (26/4), na Coop do Jardim Zaíra. As aulas são dadas na própria unidade do supermercado, das 14h às 16h, e são gratuitas. As vagas são limitadas.

Por Prefeitura de Mauá - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.