NOTÍCIA ANTERIOR
Incubadoras de empresas da região têm oportunidades
PRÓXIMA NOTÍCIA
Não queremos mexer, diz Donisete Braga
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/01/2014 | Cidade
Mauá lança Acessuas Trabalho nesta quinta-feira (30)
O Acessuas tem como público-alvo as pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O Programa Nacional de Acesso ao mundo do trabalho será lançado em Mauá em Seminário que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. O Programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e será coordenado pela Secretaria de Cidadania e Ação Social do município, com ações conjuntas entre as secretarias de Trabalho e Renda, Educação, Saúde, Cultura, Esportes e Lazer e Segurança Pública.

O Acessuas tem como público-alvo as pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e busca capacitá-las para reinserção no mercado de trabalho. O acesso ao trabalho formal não implica na perda do BPC, conforme legislação federal, mas garantirá mais dignidade, qualidade de vida e cidadania aos usuários.

Mais de 2,5 mil pessoas estão nesta condição em Mauá e deverão ser atendidas pelo programa que será desenvolvido durante todo o ano de 2014. A equipe técnica da Secretaria de Cidadania explica que este número pode ser maior, visto que não é necessário estar inscrito no Cadastro Único para receber o benefício.

A implantação do programa começou a ser preparada em outubro. A primeira ação foi a interlocução com as demais secretarias a fim de firmar as parcerias necessárias. O seminário de lançamento é destinado aos gestores de diversos serviços públicos do município. “Teremos palestras que esclarecerão as dúvidas dos gestores para auxiliarem no desenvolvimento do programa. Os gestores serão capacitados para atuarem junto à população que receberá este atendimento”, explica Norma Cubillos, assistente social da coordenação do programa.

A continuidade da ação contará com busca ativa do público-alvo. A idéia é ir até a população que está dentro do perfil da iniciativa e, para tanto, serão utilizados os cadastros dos serviços públicos já ofertados. Nesta fase ocorre a sensibilização para as vantagens da qualificação profissional e ingresso no mercado de trabalho.

Após a aceitação por parte do beneficiário ele será encaminhado para a Secretaria de Trabalho e Renda, que por meio do Pronatec viabilizará a qualificação profissional e, posteriormente, fará a mediação e encaminhamento às empresas. Se houver necessidade, os cursos de qualificação serão realizados diretamente nas comunidades onde vivem as pessoas interessadas. Norma Cubillos lembra que muitos têm dificuldade de locomoção. “Grande parte são pessoas com deficiência, então levaremos os cursos até eles,” afirma a assistente social.

Mesmo tendo prioridade para quem recebe o BPC o programa também deverá trabalhar com moradores em situação de rua, vítimas de violência, cumpridores de medidas socioeducativas e beneficiários do Bolsa Família.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.