NOTÍCIA ANTERIOR
Projeto Cuidar de quem cuida em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa é sucesso
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/03/2013 | Cidade
Mauá investe em saneamento para limpar o Tamanduateí
Mauá investe em saneamento para limpar o Tamanduateí Obras estão garantindo a limpeza do Rio Tamanduateí em Mauá. Crédito: Roberto Mourão/ PM
Obras estão garantindo a limpeza do Rio Tamanduateí em Mauá. Crédito: Roberto Mourão/ PM
No Dia Mundial da Água, prefeitura projeta chegar em 2015 com 100% do esgoto do município coletado e tratado

Mauá abriga dentro do Parque da Gruta Santa Luzia a nascente do rio Tamanduateí. Dos seus 35 quilômetros de extensão, nove quilômetros estão na cidade. O restante corta Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo até desaguar no Rio Tietê, na região do Bom Retiro.

A Prefeitura e a Foz do Brasil estão colocando em prática projetos para que o rio seja totalmente limpo, não apenas na sua nascente, mas também em todo trecho que corta a cidade. Estão sendo investidos R$ 167,6 milhões, que contemplam a implantação de mais de 22 quilômetros de coletores tronco, seis estações elevatórias e 7,6 quilômetros de interceptores.

Os moradores do Jardim Itapeva e do Jardim Adelina, região próxima da nascente do Tamanduateí, já sentem os benefícios dos investimentos no sistema de saneamento básico da cidade.

Foram eliminados doze pontos de lançamento de esgoto nos córregos, contribuindo para a despoluição da nascente do rio Tamanduateí. Cerca de 20 mil pessoas foram beneficiadas com essas intervenções.

No Jardim Camila o córrego que fica na Rua Kenzo Sazaki, também está limpo. “Temos o compromisso de buscar todas as soluções possíveis para que num futuro bem próximo, os moradores de Mauá possam se orgulhar de ver limpo todo o trecho do Rio Tamanduateí que corta nossa cidade”, afirma o prefeito Donisete Braga.

Mauá tem como meta para 2015 chegar a 100% do esgoto do município coletado e tratado. Para isso está sendo construída no bairro do Capuava a Estação de Tratamento de Esgoto. No início do mês de março o prefeito visitou as obras e obteve garantias da Foz do Brasil que a ETE será entregue no prazo.

A ETE de Mauá terá capacidade para tratar o esgoto produzido por até 500 mil habitantes (população estimada na cidade para 2.040). A estação é projetada para produzir água de reuso, para manutenção e limpeza das instalações e serviços gerais. “Já fomos procurados por empresas da região e estamos estudando a produção de água de reuso para fins industriais”, adiantou o diretor de Operações da Foz do Brasil, Tadeu Pinto.

Parque da Gruta recebe visitas monitoradas

Quem quiser conhecer o Parque da Gruta Santa Luzia e a nascente do Rio Tamanduateí pode agendar uma visita. Uma equipe de monitores apresenta os principais pontos do local. Lá também existe uma academia ao ar livre e pista de caminhada. O Parque fica aberto ao público das 7h às 17h e a entrada é gratuita. O telefone para contato é 4578-5711.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.