NOTÍCIA ANTERIOR
Cartão DaHora sairá de circulação em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
GCM de Mauá vai passar a usar pistola
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2013 | Cidade
Mauá intensifica limpeza de rios e córregos da cidade
Mauá intensifica limpeza de rios e córregos da cidade Operação de limpeza em Mauá foi iniciada pelo Rio Tamanduateí. Foto: Divulgação/ Roberto Mourão
Operação de limpeza em Mauá foi iniciada pelo Rio Tamanduateí. Foto: Divulgação/ Roberto Mourão
As ações têm o objetivo de prevenir ocorrências durante o período de chuvas

A Prefeitura de Mauá intensificou, em novembro, a limpeza de córregos e rios do município. O objetivo da retirada de terra e lixo desses locais pela SSU (Secretaria de Serviços Urbanos) é prevenir enchentes no período de chuvas de verão. A operação começou pelo rio Tamanduateí, próximo ao campo de futebol do Jardim Itapeva. Os trabalhos também são realizados no trecho do rio localizado na avenida Arquimedes Mardegan, no Parque Boa Esperança.

O desassoreamento será feito em locais identificados pela própria SSU como prioritários e deve estar concluído até a segunda quinzena de dezembro. Já foram limpos o córrego da avenida João Varin, outro na região do Paço Municipal e mais um no Sertãozinho. “Nossa ideia é deixar a cidade preparada para encarar o período de chuvas que vai até fevereiro”, afirmou o secretário Rogério Santana.

A Prefeitura recebeu do governo do Estado a outorga para limpar esses locais no início de outubro. A novidade agradou moradores das regiões beneficiadas como a dona de casa Salete da Silva, da avenida João Varin há 13 anos. Ela colocou uma comporta na entrada de seu pequeno comércio. “Em janeiro com as fortes chuvas foi bem complicado. Mas agora vai ficar bom, já podemos ver que o rio tá limpo e a Prefeitura tá trabalhando, assim como foi prometido naquela época”, comentou.

Além da limpeza estão sendo detectados pontos afetados por erosão que são recuperados com a construção de muro para dar sustentação e segurança às vias. O primeiro local beneficiado foi o Jardim Canadá, próximo a Escola Estadual Professora Maria Expedita Silva, onde foi construído um muro de arrimo de 10 metros de comprimento por cinco de altura, protegendo a avenida Alfredo Sebastião da Silva que margeia o rio Tamanduateí. Guias e sarjetas também foram recuperadas.

Descarte - Jogar entulho em terrenos baldios e vias públicas é crime. Conforme determina a Resolução nº 307, de 05/07/02, do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), é responsabilidade do gerador de entulho dar a destinação adequada aos resíduos. Até um metro cúbico (equivalente a 10 sacos de 100 litros) o material poderá ser encaminhado a ecopontos. Acima dessa quantidade ou quando não houver ecopontos no município, será preciso contratar caçambas para a retirada.

Quem presenciar o descarte irregular pode anotar a placa do veículo que estava transportando o material e fazer a denúncia ligando para o número 153 da Guarda Civil Municipal ou então para a secretaria de Serviços Urbanos no telefone: 4542-7100. O infrator poderá ser multado com base na Lei Municipal 3057/98 itens 4 e 7. O objetivo é prevenir enchentes no período de chuvas de verão.

Mauá conta hoje com oito ecopontos:

• Jardim Zaira Av. Guerino Stella, próx. ao 357 - Jd. Zaira
• Jardim Zaira Av. Washington Luiz, ao lado da UPA - Jd. Zaira
• Jardim Pedroso Av. Papa João XXIII, (próximo ao Estádio Municipal)
• Parque das Américas R. América do Sul, próx. ao nº 886 - Pq. Américas
• Jardim Itapark Av. Itapark (Praça Osélio de Godoy) - Jd. Itapark
• Jardim Itapeva R. Luiz Pacolla, próx. ao nº 21 - Jd. Itapeva
• Jardim Feital Av. Benedita Franco da Veiga, próx. ao nº420 - Feital
• Jardim Cerqueira Leite R. Romano, ao lado do SAMU - Jd. Cerqueira Leite

Em caso de dúvidas acesse o site da Prefeitura: www.maua.sp.gov.br ou ligue para o telefone 156.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6287 dias no ar.