NOTÍCIA ANTERIOR
Poupatempo leva serviços para Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escola abandonada vira ponto de drogas
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/11/2011 | Cidade
Mauá inicia projeto para mapear áreas de risco
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já deu início ao projeto de identificação e mapeamento das áreas de risco em Mauá. O contrato já foi assinado, com recursos do governo federal, por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), na ordem de R$ 300 mil. O IPT vai partir das informações já recolhidas e tabuladas pela própria Prefeitura.

Ao final do projeto, que tem prazo de cinco meses – que a Prefeitura tentará antecipar –, o Instituto entregará um documento informando quais as áreas de risco de Mauá, de acordo com o seu grau de classificação. Quanto maior o grau, maior o risco. O projeto também informará quais são as ações necessárias para reduzir ou extinguir os riscos e quais serão as possíveis fontes de investimento, já que o erário público municipal não dispõe de todos os recursos necessários.

Além de sair a campo para analisar os diversos terrenos em possível situação de risco, a equipe do IPT também fará voos sobre as áreas e usará o levantamento aerofotogramétrico já realizado pela Prefeitura. Com isso, o trabalho vai contribuir na construção do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) da cidade. Os resultados serão utilizados na prevenção aos efeitos das chuvas, que envolve as secretarias de Planejamento, Habitação, Segurança Pública, Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana, entre outras.

O contrato também prevê treinamento das equipes técnicas para lidar com situações de risco. As oficinas vão envolver não apenas funcionários da Prefeitura – agentes da Defesa Civil e fiscais de obras, entre outros –, mas também da própria comunidade, uma vez que o município está organizando a formação de Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) junto a lideranças de bairros de Mauá. Também haverá participação do Corpo de Bombeiros, que já é bastante capacitado, mas com o qual a Prefeitura espera elaborar um código único para comunicação e organização em situações de alerta ou emergência.

Além de a capacitação beneficiar a própria comunidade, com um serviço de excelência para evitar e reduzir incidentes, ela vai aumentar as chances de sucesso na hora de captar recursos. “Quando capacitados, teremos maior legitimidade para apresentar projetos de financiamento a outras instâncias de governo e entidades”, disse a secretária de Planejamento, Josiene Francisco. O trabalho também deve resultar em uma cartilha para a comunidade.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.