NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá autoriza remoção de 139 árvores em Capuava
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete vai convocar vereadores para plenárias do PPA Participativo
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/06/2013 | Cidade
Mauá inicia obras da UFABC em 2016
 Mauá inicia obras da UFABC em 2016 Foto: Tiago Silva/DGABC
Foto: Tiago Silva/DGABC
Prometida desde 2008 pelo ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), a construção do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) em Mauá só deve começar a sair do papel em 2016. O reitor da instituição, Helio Waldman, esteve ontem no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e voltou a afirmar que o empreendimento está condicionado à conclusão das obras nas unidades de Santo André e São Bernardo.

O início das aulas, no entanto, irá demorar ainda mais, já que depende da construção do prédio. O tempo de espera pode variar de acordo com a magnitude do projeto escolhido. Também não foram definidos os cursos que serão oferecidos. Para o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), é importante que a opção pedagógica respeite as características da cidade. “Hoje, temos perfil de serviços, além dos setores químico, metalúrgico e de logística. É preciso pensar em opções dentro disso.”

Waldman informou que a finalização dos trabalhos nas duas cidades vizinhas deverá ser feita em 2015. Só então é que o projeto de Mauá começará a ser executado. O campus na cidade ficará em terreno de 130 mil metros quadrados no Parque São Vicente, próximo ao Estádio Municipal Pedro Benedetti. A área, avaliada em R$ 42,6 milhões, pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e será adquirida pelo Ministério da Educação, que fará a doação à universidade. Ainda não há prazo para que a transação seja oficializada.

“Como há definição do terreno, vamos intensificar o planejamento para a construção, com os projetos arquitetônico e pedagógico”, afirmou Waldman. Segundo o reitor, as obras nos campi de Santo André e São Bernardo estão com cerca de 50% dos trabalhos concluídos. A previsão é que as unidades estejam prontas até 2015 – em 2009, quando a planta andreense foi inaugurada, a promessa era que a finalização ocorresse no ano seguinte.

O prefeito garantiu também que o estudo de contaminação do solo apresentou resultado negativo, o que possibilita a operação no local. Donisete salientou também que se encontrará nesta semana com o ministro da Educação para obter definição mais exata dos prazos.

Outra cidade que briga para sediar instalações da UFABC é Rio Grande da Serra, que fará estudos para doar terreno à instituição. Com base no local oferecido, serão definidos os tipos de serviços que poderão ser oferecidos lá.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.