NOTÍCIA ANTERIOR
Muita Cultura em Maio/14 no Teatro Municipal de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
PT de Mauá cogita nova eleição interna
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/05/2014 | Cidade
Mauá inicia ensino integral na rede municipal
Mauá inicia ensino integral na rede municipal
Programa Mais Educação vai envolver, inicialmente, 1.240 crianças de 14 escolas municipais

Nesta quarta-feira, dia 7 de maio, com a presença do prefeito Donisete Braga, a Prefeitura realiza cerimônia de lançamento oficial do Programa Mais Educação. A solenidade será sediada às 19h no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes (10º andar), localizado na Rua Rio Branco, 183, Centro. A implantação do ensino em período integral na rede municipal foi iniciada a partir da segunda-feira, dia 5.

O programa vai proporcionar atividades educacionais complementares a 1.244 crianças matriculadas em 14 escolas do município. A lista é extensa e inclui canto coral, horta, recreação e lazer, técnicas educacionais, alfabetização, jardinagem, matemática, economia solidária, fotografia, teatro, xadrez, artesanato, dança, capoeira, futsal, desenho, flauta doce, pintura, ciência, vídeo, leitura e produção e judô. A novidade tem suporte do Governo Federal, idealizador do programa voltado ao combate à exclusão social e à marginalização cultural.

“O Mais Educação está alinhado à meta de consolidar Mauá como Cidade Educadora, um dos eixos conceituais previstos no Plano de Governo e que norteiam o trabalho da Administração”, destaca o prefeito Donisete Braga.

De acordo com a secretária de Educação de Mauá, Lairce Rodrigues de Aguiar, o programa Mais Educação atenderá, neste primeiro momento, crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental. Ela explica que as atividades educativas serão realizadas no chamado contra turno escolar. Isso significa que os alunos que estudam no período matutino participarão das atividades do programa à tarde, e vice-versa.

“Com o Mais Educação, o tempo de permanência dos alunos na escola saltará das atuais quatro horas para sete horas diárias. Trata-se, efetivamente, de ampliação da jornada escolar. A ampliação do tempo e espaço educativos são apontados como soluções para os problemas da educação em nível nacional”, explica a secretária.

O investimento federal no programa Mais Educação será de R$ 413, 8 mil para os primeiros seis meses de operação. O programa será colocado em prática com a contratação de 63 monitores. No período extra, as crianças receberão alimentação complementar à que já recebem no horário normal.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O MAIS EDUCAÇÃO
A legislação regulamentar do Programa Mais Educação é a portaria normativa interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007, que instituiu o programa visando fomentar a educação integral para crianças e adolescentes.

Esta portaria foi firmada entre os Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Esporte e da Cultura. O Mais Educação é fomentado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O objetivo é que, no futuro, todas as crianças matriculadas no ensino básico estejam em período integral com sete horas diárias de estudos.

CIDADE EDUCADORA
Os esforços da Administração municipal no sentido de consolidar Mauá como Cidade Educadora vão além. Em 2014, a prefeitura retomou a distribuição de uniformes escolares após cinco anos de vacância. A distribuição aos mais de 18 mil alunos de 39 escolas municipais traz vantagens de economia e segurança à comunidade escolar. Economia porque os pais não precisam se preocupar em trocar as vestimentas dos filhos todos os dias. Segurança porque os uniformes proporcionam identificação imediata dos alunos, inclusive no trajeto de ida e volta da escola para casa.

“É uma questão de dignidade”, comenta o prefeito Donisete Braga, referindo-se aos kits formados por duas camisetas de manga curta, uma de manga longa, blusão, calça, bermuda ou short-saia, meias e tênis. O mesmo cuidado determinou a elaboração dos kits de material escolar, igualmente distribuídos neste ano. Os kits contêm diferentes produtos, de acordo com as séries em que os alunos se encontram.

A lista inclui pasta, agenda, apontador, borracha, cadernos, caderno de cartografia, caderno universitário 96 folhas, canetas, canetinhas coloridas, cola em bastão, cola colorida, compasso escolar, esquadros, estojo em nylon com zíper, porta-lápis, giz de cera, lápis de cor, massa para modelar, caderno-agenda de capa dura, papelaria, pincel, régua, tesoura e outros objetos de uso coletivo. Alunos da Educação Infantil são contemplados com materiais específicos de higiene, como shampoo, algodão, cotonete, lenços umedecidos e pomada, entre outros.

ESCOLA PREPARATÓRIA
Outro avanço é a Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC). A Escola teve início no ano passado. Formou 160 alunos e neste ano conta com 240 participantes, todos moradores de Mauá e oriundos da rede pública. A iniciativa é voltada à democratização do acesso ao ensino superior pela via da igualdade de oportunidades.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.