NOTÍCIA ANTERIOR
Oswaldo atende reivindicação do Sinserv
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sesi inaugura projeto pioneiro no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2009 | Cidade
Mauá inaugura unidade de especialidades odontológicas
A Prefeitura de Mauá tomou o primeiro passo para retomar o programa de saúde bucal. Na tarde desta quinta-feira (18/05), na presença do coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, o prefeito Oswaldo Dias (PT) inaugurou o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que deve atender mais de 160 pessoas por dia. O equipamento está instalado na avenida da Saudade, 396, na Vila Vitória, em um prédio onde também serão equipados o Cema (Centro de Especialidades Médicas) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Durante a cerimônia, o secretário de Saúde, Paulo Eugênio, anunciou que pretende inaugurar a unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) até o início do próximo ano. A questão foi debatida entre o poder municipal e estadual no início deste ano. O AME será erguido dentro da UBS (Unidade Básica de Saúde) Central.

De acordo com o sceretário, o governo Estadual permitiu a construção do novo complexo médico e na próxima semana o secretário deverá acertar os detalhes finais da obra. “Vamos nos reunir com o Estado para resolver questões técnicas da construção. O Ame vai beneficiar não somente a nossa cidade, mas também Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires”, garantiu o secretário.

O novo CEO contará com três equipamentos de radiografia odontológica e dez consultórios – sendo que três foram financiados pelo Ministério da Saúde. A expectativa da Prefeitura é receber mais de 10 mil pessoas por mês. Foram investidos mais de R$ 200 mil na obra. “Esse novo equipamento vai repercutir em toda a rede de saúde da cidade, além de contribuir para o Programa de Saúde Bucal, pois servirá de retaguarda”, explicou o secretário de Saúde.

O prefeito aproveitou a oportunidade para lembrar que o prédio que vai comportar os centros médicos ainda é motivo de dor de cabeça para a atual Administração. O imóvel foi alugado pela gestão de Leonel Damo (PV) e, de acordo com o prefeito, nunca recebeu investimentos de melhoria e ampliação. “O prédio foi alugado há mais de um ano e é exemplo de desperdício de verba pública”, disse. Além disso, Dias argumentou sobre as finanças da cidade. “Não temos segurança de recursos financeiros para garantir a saúde que o município necessita. Mas confiamos nas parcerias com entidades privadas e os governos Estadual e Federal”, desabafou o prefeito.

Investimentos - O coordenador de Nacional de Saúde Bucal, órgão gerido pelo Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, anunciou que mais de R$ 1,5 milhão será investido no ABCD até o fim deste ano. O valor será usado para a construção de novos CEOs e ampliação dos equipamentos públicos voltados para a saúde odontológica. “É uma prioridade regida pelo presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva), pois o Estado de São Paulo possui uma das piores coberturas de saúde bucal”, criticou o coordenador.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior / Foto: Amanda Perobelli
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.