NOTÍCIA ANTERIOR
Cratera preocupa moradores da Avenida Itapark
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá estuda integração do transporte ferroviário com bicicletas
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/08/2013 | Cidade
Mauá inaugura residência terapêutica
Como novo equipamento, pacientes poderão deixar hospital psiquiátrico de São Bernardo

Um grupo de cinco pacientes de Mauá deixou o Hospital psiquiátrico Lacan, em São Bernardo e retornou a cidade. Eles foram encaminhados para a Residência Terapêutica, o novo serviço da Secretaria de Saúde de Mauá que será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (15/08) na rua Agostinho de Assis Fernandes, 44, Centro.

A Residência Terapêutica faz parte do processo de reforma psiquiátrica e surgiu legalmente no ano de 2000 através de portaria do Ministério da Saúde. O local é destinada para pessoas que ficaram longos períodos internadas em hospitais psiquiátricos, e que através da residência receberão o cuidado na cidade em que as famílias residem.

Os novos moradores da Residência Terapêutica terão o acompanhamento do CAPS Adulto com todos os serviços oferecidos e para cada um será construído um projeto singular de tratamento. Também receberão o cuidado dos demais serviços de saúde e todos os recursos de outras áreas como educação, cultura, lazer e trabalho. Da Atenção Básica já receberam a primeira visita de uma equipe de UBS que agendará a avaliação de saúde bucal e exames clínicos.

A nova Residência Terapêutica tem capacidade para abrigar dez pessoas, sendo que estão sendo providenciados os procedimentos necessários para a liberação de mais cinco pacientes do Hospital Lacan. O primeiro grupo tem faixa etária entre 40 e 60 anos e período de internação que varia de três a seis anos.

O quadro de funcionários do local é composto de dez pessoas, sendo nove cuidadores que se revezarão para garantir acompanhamento 24 horas por dia. Entretanto, os novos moradores também poderão se integrar as tarefas rotineiras de um lar. Inclusive, quando houver necessidade de compra de mantimentos eles deverão ajudar até como processo de reconhecimento da cidade e reinserção social.

O objetivo é devolver a cidadania integralmente. O direito a moradia e saúde já fica assegurado estando na Residência Terapêutica e os demais benefícios serão trabalhados de acordo com o desenvolvimento e evolução de cada um.

A permanência no equipamento é por tempo indefinido, sendo que somente sairão por iniciativa própria com a construção de um novo projeto de vida ou mesmo por convite da família para retornar a convivência no lar. A família de um dos moradores já manifestou interesse em retomar contato.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.