DATA DA PUBLICAÇÃO 07/08/2013 | Cidade
Mauá implanta novo sistema de bilhetagem em novembro
Segundo secretário, O sistema ainda vai incluir a biometria, que permite a identificação do usuário pelo registro da digital Foto: Andris Bovo
Catracas e validadores serão instalados nos ônibus um mês antes da integração com trens
O novo sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus municipais de Mauá será implantado em novembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio. Serão instaladas novas catracas e validadores nos veículos das duas empresas que prestam serviço de transporte público na cidade, além da biometria (forma de identificação por impressão digital) para os usuários que são beneficiados pelas gratuidades.
A nova tecnologia permitirá a integração com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), prevista para ser implementada a partir de dezembro deste ano. “O novo sistema de bilhetagem foi uma das exigências da CPTM, já que o modelo que utilizávamos não era compatível com o da ferrovia”, explicou Eugenio. A troca do modelo custou R$ 2,3 milhões.
Atualmente, as empresas Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros mantêm sistemas de bilhetagem do Cartão DaHora que não são compatíveis. “Determinamos à empresa PK9 (responsável pela implantação do bilhete eletrônico) que adquira 252 validadores para instalar nos ônibus da cidade, de forma que possamos ter controle da bilhetagem em um único sistema”, afirmou o secretário.
VALIDADORES
O pedido de compra dos validadores foi feito no início de junho, com prazo de 120 dias de entrega. Já a compra das catracas foi feita na última segunda-feira (29/07) e os equipamentos devem ser entregues em 60 dias. A PK9 também ficará responsável pela administração dos terminais Zaíra e Itapeva. O Terminal Rodoviário passará também por readequação, que inclui mudança das catracas, bilheteria única e construção de uma Central de Atendimento ao Usuário.
BIOMETRIA
O sistema ainda vai incluir a biometria, que permite a identificação do usuário que tem direito às gratuidades pelo registro da digital. “É uma forma de tornar o transporte mais digno e evitar constrangimento. Os usuários terão cerca de três meses para fazer o registro da biometria após a instalação do novo sistema de bilhetagem”, observou Paulo Eugenio.
Desconto com integração deve ficar em torno de 10%
O valor do desconto com a integração ainda não foi definido, mas estima-se que fique em torno de 10%. As tarifas do trem e dos ônibus municipais de Mauá custam hoje R$ 3. Se for mantido este desconto, quem usar trem e ônibus vai pagar R$ 5,40, em vez de R$ 6.
Uma pesquisa feita pela CPTM em fevereiro deste ano com os usuários que não utilizam os dois modais (ônibus/trem) apontou que 27% dos usuários da ferrovia passariam a utilizar também o ônibus com a implantação da integração. Foram ouvidas 6.000 pessoas, durante sete dias.
Cerca de 130 mil pessoas utilizam diariamente o transporte municipal da cidade. Em torno de 60% dos usuários já possuem o Cartão DaHora. Com o cartão é possível fazer a integração entre linhas do mesmo corredor com um intervalo de 30 minutos e com linhas de corredores diferentes com intervalos de 60 minutos sem pagar uma nova passagem.
A interação tarifária é feita no Terminal Central e, fora dele, por meio de integração temporal com cartão magnético. Entre as modalidades já existentes estão Estudante, Vale Transporte e o Cartão Usuário Comum.
O novo sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus municipais de Mauá será implantado em novembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio. Serão instaladas novas catracas e validadores nos veículos das duas empresas que prestam serviço de transporte público na cidade, além da biometria (forma de identificação por impressão digital) para os usuários que são beneficiados pelas gratuidades.
A nova tecnologia permitirá a integração com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), prevista para ser implementada a partir de dezembro deste ano. “O novo sistema de bilhetagem foi uma das exigências da CPTM, já que o modelo que utilizávamos não era compatível com o da ferrovia”, explicou Eugenio. A troca do modelo custou R$ 2,3 milhões.
Atualmente, as empresas Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros mantêm sistemas de bilhetagem do Cartão DaHora que não são compatíveis. “Determinamos à empresa PK9 (responsável pela implantação do bilhete eletrônico) que adquira 252 validadores para instalar nos ônibus da cidade, de forma que possamos ter controle da bilhetagem em um único sistema”, afirmou o secretário.
VALIDADORES
O pedido de compra dos validadores foi feito no início de junho, com prazo de 120 dias de entrega. Já a compra das catracas foi feita na última segunda-feira (29/07) e os equipamentos devem ser entregues em 60 dias. A PK9 também ficará responsável pela administração dos terminais Zaíra e Itapeva. O Terminal Rodoviário passará também por readequação, que inclui mudança das catracas, bilheteria única e construção de uma Central de Atendimento ao Usuário.
BIOMETRIA
O sistema ainda vai incluir a biometria, que permite a identificação do usuário que tem direito às gratuidades pelo registro da digital. “É uma forma de tornar o transporte mais digno e evitar constrangimento. Os usuários terão cerca de três meses para fazer o registro da biometria após a instalação do novo sistema de bilhetagem”, observou Paulo Eugenio.
Desconto com integração deve ficar em torno de 10%
O valor do desconto com a integração ainda não foi definido, mas estima-se que fique em torno de 10%. As tarifas do trem e dos ônibus municipais de Mauá custam hoje R$ 3. Se for mantido este desconto, quem usar trem e ônibus vai pagar R$ 5,40, em vez de R$ 6.
Uma pesquisa feita pela CPTM em fevereiro deste ano com os usuários que não utilizam os dois modais (ônibus/trem) apontou que 27% dos usuários da ferrovia passariam a utilizar também o ônibus com a implantação da integração. Foram ouvidas 6.000 pessoas, durante sete dias.
Cerca de 130 mil pessoas utilizam diariamente o transporte municipal da cidade. Em torno de 60% dos usuários já possuem o Cartão DaHora. Com o cartão é possível fazer a integração entre linhas do mesmo corredor com um intervalo de 30 minutos e com linhas de corredores diferentes com intervalos de 60 minutos sem pagar uma nova passagem.
A interação tarifária é feita no Terminal Central e, fora dele, por meio de integração temporal com cartão magnético. Entre as modalidades já existentes estão Estudante, Vale Transporte e o Cartão Usuário Comum.
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