NOTÍCIA ANTERIOR
Donizete Braga homenageia as mulheres em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá lança licitação para varrição, coleta e destinação de resíduos
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/03/2015 | Cidade
Mauá implanta faixa exclusiva para ônibus na avenida Castelo Branco
Mauá implanta faixa exclusiva para ônibus na avenida Castelo Branco Faixa exclusiva será implantada a partir de 6 de abril, uma segunda-feira, nos oito quilômetros da avenida Castelo Branco. Foto: Rodrigo Pinto
Faixa exclusiva será implantada a partir de 6 de abril, uma segunda-feira, nos oito quilômetros da avenida Castelo Branco. Foto: Rodrigo Pinto
Prefeitura aponta que 20 mil passageiros dependem das linhas que cruzam a avenida; iniciativa terá validade das 17h às 20h

Serão oito quilômetros de extensão voltados para a passagem de ônibus na avenida Castelo Branco, em Mauá. Uma estimativa da Secretaria de Mobilidade Urbana aponta que 20 mil passageiros dependem das linhas que cruzam a avenida. Mas os motoristas que não usam o transporte coletivo podem ficar despreocupados, uma vez que a faixa terá exclusividade apenas das 17h às 20h, período de maior fluxo de trabalhadores que retornam para as casas – cerca de 18 mil ou 90% dos usuários. O tempo de trânsito deve ser reduzido pela metade para os passageiros. A pista para ônibus passa a valer já no início de abril, dia 6, uma segunda-feira.

Os transporte da via é composto, principalmente, por moradores da região do Jardim Zaíra. Entre os bairros e o Centro, algumas viagens demoram até 40 minutos. Com a faixa, a expectativa é que esse tempo caia pela metade. Em Mauá já existe uma faixa para coletivos, na avenida Barão de Mauá, paralela à Castelo.

Para a instalação do novo trecho, a Prefeitura vai remover todas as áreas de zona azul (estacionamento rotativo). Os comerciantes não devem sair prejudicados com a mudança porque os espaços para estacionar serão ampliados nas vias transversais à avenida. A sinalização por placas e no asfalto já está sendo implantada.

Orientação - O secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, garantiu que no primeiro mês de funcionamento da faixa os motoristas do fluxo misto não serão multados caso avancem sobre o corredor. “No primeiro momento, vamos dispor de orientadores de trânsito. Esses agentes vão explicar como funciona a pista e os horários em que os carros comuns podem circular por ela”, afirmou.

O horário de validade da faixa foi definido de forma estratégica para aumentar a velocidade das viagens. Por isso, durante as três horas de validade, os ônibus terão prioridade nos sentidos Centro/bairro e o inverso. “Vamos mandar os passageiros com maior velocidade do terminal central para os bairros. Porém, os coletivos precisam retornar diversas vezes para atender a demanda que chega”, esclareceu o secretário. O investimento total gira em torno de R$ 300 mil. Nas duas pistas da avenida o corredor será instalado no lado direito da mão de direção.

Alternativas - Durante o período de rodagem dos ônibus da Castelo Branco, os condutores de carros próprios poderão usar as vias paralelas à avenida. As rotas de fuga também serão sinalizadas até o próximo mês para evitar transtornos. “No primeiro mês vamos ter um trabalho de educação com os motoristas para que não parem na faixa exclusiva e deem prioridade ao transporte coletivo”, disse Azor.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.