NOTÍCIA ANTERIOR
Caravana do PT reúne 830 participantes em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Petistas anunciam em Mauá pré-candidatura de Dilma
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/07/2009 | Cidade
Mauá ganhará centro de equoterapia
Mauá irá ganhar no ano que vem um centro de equoterapia nos mesmos moldes da Associação Equoterapia Coração Valente, de São Caetano. A afirmação é de Ana Luisa de Lara Uzun, fisioterapeuta responsável pela entidade, que já atende 60 crianças da cidade por meio de um convênio firmado com a Prefeitura de Mauá. "Solicitamos e a Prefeitura cedeu uma área de 4.000 metros quadrados na Avenida Portugal."

Para Ana Luisa, a ampliação dos espaços de atendimento à população é uma conquista importante para a comunidade. "Isso facilita o acesso dos moradores que precisam se deslocar de van até a associação, que fica em São Caetano. Como é difícil o manejo, a gente sempre quis muito um local mais próximo." Ela afirma que o projeto para a construção do centro está em fase de finalização, mas no começo de 2010 já estará funcionando.

A entidade gasta cerca de R$ 10 mil por mês com aluguel de peruas para transportar as 60 crianças de Mauá. "Trazemos quatro crianças por hora, pois cada sessão demora cerca de 30 minutos."

Ao todo, a associação atende 150 crianças. Desse total, 20% dos pacientes recebem tratamento gratuito. "Os benefícios são vários. Entre eles, adequação do tônus muscular, melhora da coordenação motora e do controle de cabeça e tronco, equilíbrio, ajuda no processo de aprendizagem escolar e melhoras na atenção, concentração e socialização."

Elisangela dos Anjos Coelho, 25 anos, afirma que em oito meses de tratamento a filha de quase 4 anos, que tem paralisia cerebral, progrediu muito no equilíbrio. "Ela adora fazer a equoterapia, e tenho visto melhorias na minha filha." Elisangela afirma, ainda, que quando o centro for na cidade, ficará muito mais fácil a locomoção. "A construção será de muita valia para os moradores de Mauá."

Terapia - A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o movimento do cavalo para conseguir habilitar ou reabilitar indivíduos com comprometimentos físicos ou mentais, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e social.

Para o neurologista da infância e adolescência Rubens Wajnsztejn, o tratamento de equoterapia é de grande valia porque estimula o desenvolvimento de pessoas que têm diversos problemas. "A aproximação da criança com o animal é muito importante porque o passo do cavalo realiza um balanço tridimensional, que se assemelha ao passo do ser humano. E é esse movimento que desencadeia respostas positivas, como ganho de equilíbrio corporal, e até mesmo estimula o desenvolvimento motor para chegar a uma marcha ou, até mesmo, numa maior independência funcional."

Wajnsztejn, que é professor da Fundação Medicina do ABC, afirma que apenas cerca de 20% das pessoas que necessitam têm acesso ao tratamento. "Muitas pessoas desconhecem o método, e outro motivo é a falta de condição de algumas famílias."

Terapia vem crescendo no Grande ABC
O método de equoterapia tem conquistado a confiança dos médicos - a prática só é possível com encaminhamento. E aproveitando a procura, o Grande ABC tem tido cada vez mais locais para a prática.

Segundo Ana Luisa de Lara Uzun, coordenadora da Associação Equoterapia Coração Valente, há dez anos, quando ela começou com a equoterapia, muitos médicos não acreditavam no método. Ela afirma ainda que alguns pais criam resistência para aceitar a equoterapia por não conhecer e por ter medo do cavalo. "Para desmistificar, a gente faz uma sessão com os pais para que eles conheçam o tratamento."

Santo André ganhou recentemente o Cresa (Centro de Reabilitação e Equoterapia de Santo André), que já conta com 15 alunos.

O centro de equoterapia Voo da Liberdade, em São Bernardo, quer ampliar seus atendimentos às pessoas carentes. "Já atendemos 16 pacientes, sendo seis deles gratuitamente. Mas sabemos que há uma grande demanda de crianças carentes no Riacho Grande e Ribeirão Pires que queremos ajudar. Por isso, estamos no processo de criação de uma ONG para termos mais condições", conta o psicólogo Fabiano Tiezzi, um dos responsáveis pelo local.

Tiezzi diz que o objetivo é atender esse grupo já no começo de 2010. "Queremos contribuir porque ainda falta transporte e apoio das prefeituras para trabalhar com essas pessoas carentes. Infelizmente, esse tratamento ainda é muito elitizado."

Para a psicóloga Silvia Lollieni, do Cadee (Centro Apollo de Equoterapia), em São Bernardo, a pessoas que praticam equoterapia se tornam mais ativas. "Vimos isso no retorno dos pais. Os pacientes criam um grande relacionamento com o animal."

Serviço - CADEE (Centro Apollo de Equoterapia) - Estrada Martim Afonso de Sousa, 2511, Riacho Grande, São Bernardo (Km 28 da Via Anchieta).Tel.: 4101-6731.

Associação de Equoterapia Coração Valente - Rua Mercúrio, 81B, Bairro Prosperidade, São Caetano. Tel.: 4226-6343 e 9642-3636.

Equoterapia Vôo de Liberdade - Estrada Velha de Santos, Km 36, Riacho Grande, São Bernardo. Tel.: 9237-4406.

Cresa - Rua Jundiaí, Bairro Santa Terezinha, Santo André. Tel.: 4996-4458

Por Vivian Costa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6773 dias no ar.