NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinação contra paralisia infantil em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hospital Nardini realiza no domingo provas para processo seletivo simplificado
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/06/2013 | Cidade
Mauá fortalece monitoramento para época de chuva com novos pluviômetros
Mauá fortalece monitoramento para época de chuva com novos pluviômetros Quatro novos pluviômetros semiautomáticos estão sendo instalados em Mauá. Crédito: Evandro Oliveira
Quatro novos pluviômetros semiautomáticos estão sendo instalados em Mauá. Crédito: Evandro Oliveira
Ao todo a cidade já recebeu quatro equipamentos semiautomáticos e outros seis serão enviados pelo Governo Federal.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Mauá iniciou a instalação dos quatro novos pluviômetros semiautomáticos, recebidos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal. Dois deles estão em funcionamento, na Escola Municipal João Rodrigues Ferreira, no Jardim Itaussú e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Zaíra.

Nos próximos dias outros dois equipamentos serão instalados no Jardim Paranavaí e no Bom Recanto. Com isso, a Prefeitura aumenta a capacidade de monitoramento dos níveis de chuva, principalmente no verão. “Podemos identificar com antecedência o aumento no volume de água e antecipar o aviso aos moradores, removendo-os, se necessário e evitando tragédias”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Sergio Moraes.

Outro fator essencial para situações de emergência é a participação da comunidade. “A partir de julho serão realizadas reuniões com a população, para que possa ajudar na mobilização em caso de alerta”, explicou Moraes. Para chegar a oito o número de regiões monitoradas, outros seis pluviômetros automáticos serão encaminhados pelo Governo Federal para o município. Eles são capazes de emitir os dados diretamente para a central da Defesa Civil. Estes novos equipamentos serão instalados no Parque das Américas, Parque São Vicente, Vila Carlina, Jardim Guapituba, Jardim Oratório e na região do Chafic/Macuco.

A iniciativa de difundir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais, entre a população das áreas de risco é defendida pelo Governo Federal, afirmou Agostinho Ogura, diretor do Cemaden, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Esse trabalho tem o viés educacional. A população de áreas de risco será treinada para conhecer os valores a serem mostrados no monitor e, caso necessário, tomar as primeiras providências de acionar a Defesa Civil e orientar os outros moradores”, disse Ogura.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.