NOTÍCIA ANTERIOR
Em Mauá, oposição usa obras de recapeamento como munição eleitoral
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após impasse jurídico, Mauá elege conselheiros
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2012 | Cidade
Mauá fica fora da restrição do tráfego de caminhões
Mauá fica fora da restrição do tráfego de caminhões  Restrição ao tráfego de caminhões começará na Região em 8 de abril. Foto: Luciano Vicioni
Restrição ao tráfego de caminhões começará na Região em 8 de abril. Foto: Luciano Vicioni
Avenidas João Ramalho e Capitão João não integram Operação Horário de Pico

As avenidas João Ramalho e Capitão João, em Mauá, não integram mais o eixo 1 da Operação Horário de Pico do Consórcio Intermunicipal. A mudança anunciada nesta segunda-feira (06/02) pelo órgão aconteceu após negociação com entidades ligadas a empresas transportadoras, sob alegação de que o trecho serve como importante ligação do município com a Capital por meio do Rodoanel e do complexo viário Jacu Pêssego.

A coordenadora do GT Mobilidade, Andrea Brisida, explicou que a questão já havia sido levantada pelo prefeito Oswaldo Dias e que o Consórcio optou por reavaliar a restrição no trecho.

“Estávamos limitando o rápido escoamento da carga em duas vias importantes. Reavaliamos e entendemos que seria necessário garantir a retirada dessa carga com rapidez dos centros urbanos, jogando para as rodovias da cidade.”

Além da mudança na rota do plano inicial, o Consórcio também decidiu reduzir em uma hora e meia o tempo de restrição de veículos de carga nos pontos de maior gargalo do ABCD. A partir de 8 de abril, a restrição acontecerá das 6h30 às 8h30 e das 17 às 20h, ao invés do horário definido inicialmente que era das 6h30 às 9h e das 16h às 20h.

O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali, explicou que a alteração era reivindicação do setor de transportadoras. “Diminuímos o período em uma hora e meia. Esse era um dos maiores problemas que eles apresentaram porque para as empresas que trabalham com just in time (sistema que prevê o fornecimento imediato de componentes às fábricas), o período de seis horas e meia dava um impacto muito grande durante o período todo de fornecimento.”

Nesta semana já começa o trabalho de sinalização das novas regras nas vias e depois de 8 de abril terá início a fiscalização e o motorista que desrespeitar a restrição será autuado.

Rodízio - Além da Operação Horário de Pico, o Consórcio estuda a possibilidade de criar outras iniciativas com objetivo de melhorar a fluidez nas principais vias da Região. Para isso, a entidade pretende realizar pesquisa de opinião com os usuários para debater as alternativas.

“Vamos ver a pesquisa para definir outras medidas em relação ao usuário do transporte individual, como rodízio, intervenção no número de passageiro por veículos, como estimular o uso de transporte coletivo, a carona solidária etc.”, disse Reali.

A pesquisa ainda não tem prazo para começar, mas o presidente do Consórcio ressalta que o levantamento é importante para chegar ao consenso especialmente em temas polêmicos como a criação de rodízio semelhante ao que vigora na Capital. “Temos posições divergentes dos prefeitos com relação a isso. Eu acho o rodízio interessante num momento inicial, porque depois as pessoas compram um segundo carro, que geralmente é mais velho e vai poluir mais”, opinou.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.