DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2012 | Cidade
Mauá fica fora da restrição do tráfego de caminhões
Avenidas João Ramalho e Capitão João não integram Operação Horário de Pico
As avenidas João Ramalho e Capitão João, em Mauá, não integram mais o eixo 1 da Operação Horário de Pico do Consórcio Intermunicipal. A mudança anunciada nesta segunda-feira (06/02) pelo órgão aconteceu após negociação com entidades ligadas a empresas transportadoras, sob alegação de que o trecho serve como importante ligação do município com a Capital por meio do Rodoanel e do complexo viário Jacu Pêssego.
A coordenadora do GT Mobilidade, Andrea Brisida, explicou que a questão já havia sido levantada pelo prefeito Oswaldo Dias e que o Consórcio optou por reavaliar a restrição no trecho.
“Estávamos limitando o rápido escoamento da carga em duas vias importantes. Reavaliamos e entendemos que seria necessário garantir a retirada dessa carga com rapidez dos centros urbanos, jogando para as rodovias da cidade.”
Além da mudança na rota do plano inicial, o Consórcio também decidiu reduzir em uma hora e meia o tempo de restrição de veículos de carga nos pontos de maior gargalo do ABCD. A partir de 8 de abril, a restrição acontecerá das 6h30 às 8h30 e das 17 às 20h, ao invés do horário definido inicialmente que era das 6h30 às 9h e das 16h às 20h.
O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali, explicou que a alteração era reivindicação do setor de transportadoras. “Diminuímos o período em uma hora e meia. Esse era um dos maiores problemas que eles apresentaram porque para as empresas que trabalham com just in time (sistema que prevê o fornecimento imediato de componentes às fábricas), o período de seis horas e meia dava um impacto muito grande durante o período todo de fornecimento.”
Nesta semana já começa o trabalho de sinalização das novas regras nas vias e depois de 8 de abril terá início a fiscalização e o motorista que desrespeitar a restrição será autuado.
Rodízio - Além da Operação Horário de Pico, o Consórcio estuda a possibilidade de criar outras iniciativas com objetivo de melhorar a fluidez nas principais vias da Região. Para isso, a entidade pretende realizar pesquisa de opinião com os usuários para debater as alternativas.
“Vamos ver a pesquisa para definir outras medidas em relação ao usuário do transporte individual, como rodízio, intervenção no número de passageiro por veículos, como estimular o uso de transporte coletivo, a carona solidária etc.”, disse Reali.
A pesquisa ainda não tem prazo para começar, mas o presidente do Consórcio ressalta que o levantamento é importante para chegar ao consenso especialmente em temas polêmicos como a criação de rodízio semelhante ao que vigora na Capital. “Temos posições divergentes dos prefeitos com relação a isso. Eu acho o rodízio interessante num momento inicial, porque depois as pessoas compram um segundo carro, que geralmente é mais velho e vai poluir mais”, opinou.
As avenidas João Ramalho e Capitão João, em Mauá, não integram mais o eixo 1 da Operação Horário de Pico do Consórcio Intermunicipal. A mudança anunciada nesta segunda-feira (06/02) pelo órgão aconteceu após negociação com entidades ligadas a empresas transportadoras, sob alegação de que o trecho serve como importante ligação do município com a Capital por meio do Rodoanel e do complexo viário Jacu Pêssego.
A coordenadora do GT Mobilidade, Andrea Brisida, explicou que a questão já havia sido levantada pelo prefeito Oswaldo Dias e que o Consórcio optou por reavaliar a restrição no trecho.
“Estávamos limitando o rápido escoamento da carga em duas vias importantes. Reavaliamos e entendemos que seria necessário garantir a retirada dessa carga com rapidez dos centros urbanos, jogando para as rodovias da cidade.”
Além da mudança na rota do plano inicial, o Consórcio também decidiu reduzir em uma hora e meia o tempo de restrição de veículos de carga nos pontos de maior gargalo do ABCD. A partir de 8 de abril, a restrição acontecerá das 6h30 às 8h30 e das 17 às 20h, ao invés do horário definido inicialmente que era das 6h30 às 9h e das 16h às 20h.
O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali, explicou que a alteração era reivindicação do setor de transportadoras. “Diminuímos o período em uma hora e meia. Esse era um dos maiores problemas que eles apresentaram porque para as empresas que trabalham com just in time (sistema que prevê o fornecimento imediato de componentes às fábricas), o período de seis horas e meia dava um impacto muito grande durante o período todo de fornecimento.”
Nesta semana já começa o trabalho de sinalização das novas regras nas vias e depois de 8 de abril terá início a fiscalização e o motorista que desrespeitar a restrição será autuado.
Rodízio - Além da Operação Horário de Pico, o Consórcio estuda a possibilidade de criar outras iniciativas com objetivo de melhorar a fluidez nas principais vias da Região. Para isso, a entidade pretende realizar pesquisa de opinião com os usuários para debater as alternativas.
“Vamos ver a pesquisa para definir outras medidas em relação ao usuário do transporte individual, como rodízio, intervenção no número de passageiro por veículos, como estimular o uso de transporte coletivo, a carona solidária etc.”, disse Reali.
A pesquisa ainda não tem prazo para começar, mas o presidente do Consórcio ressalta que o levantamento é importante para chegar ao consenso especialmente em temas polêmicos como a criação de rodízio semelhante ao que vigora na Capital. “Temos posições divergentes dos prefeitos com relação a isso. Eu acho o rodízio interessante num momento inicial, porque depois as pessoas compram um segundo carro, que geralmente é mais velho e vai poluir mais”, opinou.
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