NOTÍCIA ANTERIOR
IPT inicia mapeamento de áreas de risco em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá planeja estação de conversão de lixo em energia
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/12/2011 | Cidade
Mauá fica entre finalistas para prêmio do Ministério da Saúde
A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, receberá, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde. A premiação é promovida pelo Ministério da Saúde. A cerimônia de premiação, quando será divulgado o nome do trabalho vencedor, será em março, na Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

O tema do trabalho da equipe de Mauá é Atenção Farmacêutica na diminuição da prescrição e do uso irracional de medicamentos na judicialização do SUS. A equipe descreve os avanços alcançados em toda a rede municipal de saúde após a implantação do acompanhamento técnico dos processos de ação judicial. O trabalho aborda a qualificação da dispensação, que reduz o uso inadequado de medicamentos por esta via, diminui os gastos e fornece alternativas de tratamentos preconizados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), com garantia de segurança e eficácia terapêutica. O trabalho apresentado pela coordenadora da Assistência Farmacêutica, Melissa Spröesser Alonso, e pelas farmacêuticas Giovana Garofalo, Cláudia Baseo e Laís Campos, ficou entre os dois finalistas.

No decorrer do relato, demonstra-se que simples ações, como a minuciosa avaliação dos processos e o fornecimento de subsídios técnicos à Assessoria Jurídica, podem reduzir notavelmente os gastos com a compra de medicamentos, insumos e dietas. É considerado que muitos processos judiciais solicitam o fornecimento de medicamentos sem atender a critério algum, tendo um valor extremamente elevado e benefícios inferiores aos dos medicamentos preconizados pelo Ministério. Há casos de solicitações para terapias experimentais que não possuem estudos clínicos de eficácia e segurança, o que representa risco iminente à saúde do paciente.

Observou-se, durante o processo de implantação do acompanhamento técnico da Atenção Farmacêutica, que muitos pacientes se conscientizaram sobre a utilização adequada e racional de medicamentos. A ação farmacêutica no enfrentamento desse problema foi imprescindível à destinação de recursos previstos para áreas prioritárias e atendimento do SUS. Permitir que algumas poucas pessoas tenham acesso a tratamentos excepcionais custeados pelo ente público, sem garantir que todas as pessoas na mesma situação tenham acesso ao mesmo benefício, constitui violação direta ao princípio de acesso igualitário aos serviços da saúde.

Em 2010, a Assistência Farmacêutica de Mauá ficou em primeiro lugar nesta mesma premiação com o trabalho “Estratégias adotadas pelo município visando a garantia de adesão ao uso racional de medicamentos”. Foi abordada a adoção de metodologias entre os profissionais e a reestruturação da Assistência Farmacêutica, promovendo o acesso da população aos medicamentos básicos essenciais no município.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.