NOTÍCIA ANTERIOR
UFABC abre inscrições para cursinho em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sekular: dezembro terá contração maior da indústria
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2014 | Cidade
Mauá faz intercâmbio para intensificar fiscalização ambiental
Mauá faz intercâmbio para intensificar fiscalização ambiental A Secretaria de Meio Ambiente de Mauá decidiu buscar especialização em São Bernardo e Santo André Foto: Rodrigo Pinto
A Secretaria de Meio Ambiente de Mauá decidiu buscar especialização em São Bernardo e Santo André Foto: Rodrigo Pinto
De acordo com a Prefeitura, servidores foram encaminhados para os departamentos ambientais das cidades vizinhas para receberem orientações

A partir de 2014, a gestão do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), prevê intensificar a fiscalização ambiental em estabelecimentos comerciais (novos e antigos), com baixo e alto potencial poluidor. A medida foi regulamentada por meio de dois projetos de lei, sancionados pelo prefeito nesta quarta-feira (08/01). Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente de Mauá decidiu buscar especialização em São Bernardo e Santo André, onde esse tipo de trabalho é desenvolvido.

De acordo com a Prefeitura de Mauá, entre dezembro e janeiro servidores da Pasta foram encaminhados para os departamentos ambientais das cidades vizinhas para receberem orientações, principalmente a respeito de procedimentos para fiscalização de locais com baixo potencial poluidor, como oficinas mecânicas, lava rápido, transporte de resíduos de construção civil, templos religiosos, bares, restaurantes e casas noturnas. “Temos que estar preparados para licenciar antigos e novos estabelecimentos”, afirmou o prefeito.

O secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, João Ricardo Guimarães, explica que a proposta nasceu dentro do Consórcio Intermunicipal e pretende ajustar os procedimentos entre ambas as cidades.

“O intercambio, o olhar diferente de um técnico que chega de outra cidade faz a gente repensar procedimentos e corrigir eventuais falhas”, destacou. Antes de aprovar essa legislação na Câmara, no final do ano passado, o prefeito Donisete Braga reuniu-se com o presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Otávio Okano, com o propósito de prorrogar convênio de fiscalização do setor.

Novas regras

Os estabelecimentos que quiserem obter autorização e manutenção de funcionamento terão de estar em dia com as normas ambientais. A nova legislação municipal prevê cobrança de taxa de licença que pode chegar a R$ 6.840 e R$ 14,6 mil, de acordo com custos estimados pelo município para examinar a área (estabelecimento) a ser cadastrada.

Por Rodrigo Bruder - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.