NOTÍCIA ANTERIOR
Qualifica Mauá tem 144 vagas em cursos profissionalizantes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Petroleiros de Mauá fazem ato de repúdio aos 50 anos do golpe
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/04/2014 | Cidade
Mauá fará série de eventos sobre a ditadura
Cidade lembra sua história no período da ditadura militar em eventos até maio

Poucos dias depois do golpe militar de 1º de abril de 1964, tanques do Exército e caminhões com soldados ocuparam a Refinaria de Capuava em Mauá. A repressão da ditadura dissolveu o Sindicato dos Petroleiros de Mauá e perseguiu 168 trabalhadores. A entidade somente foi reorganizada em 1977.

Também em Mauá a ditadura perseguiu, prendeu e torturou trabalhadores. Olavo Hansen, Francisco Seiko Okama e Raimundo Eduardo da Silva foram assassinados sob tortura e sempre serão lembrados como símbolos de luta contra o regime.

Porém, mesmo com a perseguição da ditadura aos trabalhadores e ao povo de Mauá, a resistência e a luta sempre existiram. No Parque das Américas e no Jardim Zaíra o povo organizou-se de muitas formas para lutar por seus direitos e por justiça social. Organizações como Ação Católica Operária, Juventude Operária Católica, Ação Popular, Partido Comunista Brasileiro, Partido Operário Revolucionário, Partido dos Trabalhadores, entre outros, foram ferramentas que o povo utilizou para a resistência contra a ditadura e na luta por seus direitos.

As passagens destes 50 anos após o golpe, a cidade quer lembrar e debater as histórias de luta e de resistência operária e popular. Durante abril e maio, várias atividades serão realizadas para lembrar que Mauá lutou e ainda luta para que ditadura nunca mais!

Programação
04/04 – Ato no Sindicato dos Petroleiros de Mauá, às 19h. Rua Almirante Tamandaré, 516, Vila Bocaina.

12/04 - A história de resistência à ditadura militar em Mauá. Seminário com os profs. William Puntschart e Sandra Portuense para os alunos de serviço Social da Faculdade de Mauá e professores da rede municipal e estadual de ensino. Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, av. Rio Branco, 183, Centro.

25/04 – A resistência à ditadura militar em Mauá. Aula na UFABC para alunos do do cursinho preparatório de Mauá, Pas 14h e 18h, com os profs. William Puntschart e Sandra Portuense.

16/05 - Ditadura Nunca Mais. Ato político no Independente Futebol Clube, às 18h. Rua Japção, 170, Centro.

19 a 23/05 – Serviço Social e ditadura militar. Tema da Semana Acadêmica do Serviço Social com palestras, analises e depoimentos sobre o período histórico e sua influência para o conjunto de assistentes sociais.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.