NOTÍCIA ANTERIOR
Diadema e Mauá aderem à virada inclusiva
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cartão DaHora sairá de circulação em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2013 | Cidade
Mauá e Uesma discutem projeto para Carnaval sustentável
Mauá e Uesma discutem projeto para Carnaval sustentável Mauá discute nova forma de se fazer Carnaval de Rua. Foto: Divulgação
Mauá discute nova forma de se fazer Carnaval de Rua. Foto: Divulgação
Durante reunião, grupo também pensou na geração de empregos pela festividade

Os integrantes da Uesma (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Mauá) participaram nesta quinta-feira (28/11), de uma reunião com o prefeito Donisete Braga, o secretário de Cultura, Esportes e Lazer Waldir Luiz, o secretário de Governo Edílson de Paula e o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciomar Okabayashi.

A Uesma e a Prefeitura estão buscando a implantação de um novo modelo de Carnaval de Rua. Atualmente a maioria das agremiações já promove desfiles carnavalescos em suas comunidades por conta própria, mas a meta da administração é fazer com que a iniciativa tenha um viés de cultura sustentável.

“Por meio desse projeto, queremos pensar o Carnaval de forma mais abrangente, não apenas nos quatro dias de festa, mas que possa englobar diversas atividades e ações ao longo de todo o ano. A ideia é fazer com que as escolas de samba tenham autonomia a partir de 2015. No próximo ano, vamos trabalhar em conjunto - Prefeitura, Uesma e iniciativa privada - na realização de cursos de qualificação e geração de renda”, declarou Braga.

Para a presidente da Uesma, Sirlene Correa de Brito, esse é um bom começo. “Mauá reúne 13 agremiações e é importante que os presidentes das escolas de samba se sintam respeitados pelo seu trabalho. Precisamos de subvenção, espaços adequados e apoio na infraestrutura e esses cursos também são muito válidos”, comentou.

De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, a Prefeitura já fez um levantamento de mais de 600 cursos de qualificação profissional. “São cursos de moda, escultura, sapataria, bordado, molde, serralheria e soldador, entre outros. O projeto envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cultura e Educação, em parceria com o Sebrae e a iniciativa privada”, explicou Waldir Luiz.

Os cursos de qualificação social e profissional serão ofertados mediante apresentação das necessidades reais das agremiações. A finalidade é a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho formal ou a estruturação de empreendimentos econômicos solidários.

A proposta busca promover ações que aproximem a população de Mauá da cultura carnavalesca; fortalecer as atividades sociais existentes através do diálogo com as políticas públicas sociais municipais; reforçar as atividades simbólicas que serão desenvolvidas no Carnaval 2014 (desfile nos bairros, festejos), e ainda, fomentar a inclusão por meio da qualificação e requalificação profissional.

O objetivo é inserir ou reinserir este trabalhador no mercado, garantindo a geração de trabalho e renda nos períodos em que a atividade carnavalesca se recolhe para elaboração, planejamento e pré-produção da festividade.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.