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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2010 | Cidade
Mauá e Dersa fazem acordo para sinalização
O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira dos Santos, acertou nesta semana em reunião com diretores da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) o projeto de sinalização para o trânsito gerado pelo trecho Sul do Rodoanel Mário Covas no município. Motoristas da Região e os que vierem da Capital com destino ao anel viário serão orientados por placas a seguir por rotas alternativas. Isso porque o governo do Estado entregará somente em setembro as vias complementares do trecho, projetadas para darem vazão ao fluxo local. O Trecho Sul tem previsão para ser inaugurado no dia 27 de março.

Sem o projeto de sinalização e sem as obras complementares, que compreendem a construção do prolongamento da avenida Papa João 23, em Mauá, e sua interligação com a avenida Jacu-Pêssego, na zona Leste da Capital, o trânsito com destino ao Rodoanel ficaria “preso” dentro de vias do município, que comportam apenas o tráfego local.

De acordo com o secretário, o motorista que sair de Santo André pela avenida dos Estados será orientado pelas placas a entrar na Vila Homero Thon, pela avenida Valentim Magalhães, e seguir até a estrada Guaraciaba, em Mauá, para ter acesso ao anel viário. Esse caminho desviará o fluxo das avenidas Alberto Soares Sampaio e João Ramalho.

“Temos consciência que o Rodoanel é um conjunto de obras e não uma via isolada. Qualquer impacto que trouxer terá de ser mitigado pelo governo do Estado. E isso não é só para Mauá, é para toda Região. Isso já foi discutido no Consórcio Intermunicipal. Estamos encontrando alternativas para que o menor impacto possível se reflita no trânsito de Mauá”, disse Santos.

Outro caminho que será sinalizado irá orientar o motorista que sair de Ribeirão Pires em direção ao Rodoanel. Como a Índio Tibiriçá não é uma opção, já que não há acesso, os veículos teriam de seguir pelas avenidas Capitão João e João Ramalho. A opção com as placas será entrar no condomínio Acibam e avenida dos Manacás sentido avenida José Ricardo Nalle. Este caminho também levará o motorista ao Rodoanel sem que tenha de atravessar vias que já tem fluxo intenso em Mauá. Outras vias, como a própria Papa João 23, serão destinadas apenas para o fluxo local.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
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