NOTÍCIA ANTERIOR
Debate discute atendimento à Pessoa com Deficiência em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo e Mauá recebem aval para curso de Medicina
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/08/2014 | Cidade
Mauá é aprovada para receber curso de medicina
Mauá é aprovada para receber curso de medicina
Prefeitura abre chamamento público para convidar instituições de ensino superior interessadas em se tornar parceiras nesta iniciativa

Mauá foi considerada apta a receber curso de graduação em medicina ministrado por instituição de ensino superior privada. De acordo com o Ministério da Educação, a cidade apresenta condições favoráveis e potenciais à implantação desta modalidade.

A habilitação para autorização de funcionamento da especialização será precedida de chamamento público que irá se realizar no dia 4 de setembro, a fim de convidar instituições de ensino superior interessadas em se tornar parceiras nesta iniciativa.

Para poder oferecer o curso, a instituição deverá apresentar algumas contrapartidas à Prefeitura de Mauá, tais como: formação para os profissionais da rede de atenção básica à saúde, construção ou reforma da estrutura dos serviços de saúde, aquisição de equipamentos para a rede de atenção à saúde e, ainda, pagamento de bolsas de Residência Médica em programas de medicina de família, entre outros itens.

Em maio deste ano, equipe de profissionais dos ministérios da Educação e da Saúde esteve em Mauá dando sequência ao processo de avaliação para autorizar o município a implantar a faculdade de Medicina. A intenção da cidade foi oficializada no mês de outubro de 2013, dentro da proposta do Programa Mais Médicos, com o encaminhamento de documentação detalhando a rede de saúde do município.

Na ocasião, foram vistoriados 13 possíveis cenários de práticas, entre os quais dois hospitais, três unidades básicas de saúde, duas UPAS, um ambulatório de especialidades médicas e dois CAPS, entre outros equipamentos.

As regras e condições do chamamento deverão ser definidas com o Ministério da Educação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que tem a responsabilidade de reordenar a grade curricular dos cursos de medicina a fim de inserir o SUS no processo pedagógico.

“Residência médica, faculdade de medicina, estágios e educação permanente fazem parte de um projeto de rede-escola que estamos articulando para o município”, afirma a secretária de saúde de Mauá, Célia Bortoletto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.