NOTÍCIA ANTERIOR
Bom Prato no Jardim Zaíra só deve sair em 2015
PRÓXIMA NOTÍCIA
III Encontro da Cena de Teatro de Mauá começa no dia 27 de maio
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/05/2014 | Cidade
Mauá desenvolve a formação continuada para professores alfabetizadores
Mauá desenvolve a formação continuada para professores alfabetizadores Formação continuada para professores alfabetizadores segue até dezembro. Crédito: Evandro Oliveira
Formação continuada para professores alfabetizadores segue até dezembro. Crédito: Evandro Oliveira
Atividades seguem até dezembro, com suporte da Universidade Federal de São Carlos

A Secretaria de Educação deu início ao processo de qualificação em Alfabetização em Matemática, conforme preconiza o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que segue até dezembro. Na última quarta-feira, estiveram presentes 50 professores coordenadores-pedagógicos e alfabetizadores no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. A atividade é dirigida a profissionais que trabalham com 2.623 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, atendidos em 17 das 39 escolas do município.

A formação continuada é um dos quatro eixos de atuação do Pnaic, que inclui materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; gestão controle social e mobilização. A Universidade Federal de São Carlos, que tem polo em Mogi das Cruzes, é a instituição responsável pela ação. As orientadoras de estudos são as professoras Genirce Fernandes, Regiane Ibanhez Berni e Cláudia Yuuko Isshiki, todas da rede municipal.

A formação iniciada corresponde a uma nova fase do Pnaic, cuja proposta é a alfabetização matemática. Segundo a assessora técnico pedagógica da secretaria e responsável pela formação em Mauá, Geraldina Canuto, “o pacto prevê uma ampla mobilização em prol dos direitos de aprendizagem dos alunos, garantindo por meio da formação continuada o processo de reflexão sobre a concepção de educação e prática dos professores”.

A proposta do Pnaic é a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. No caso desta fase da formação, a alfabetização matemática, refere-se ao trabalho pedagógico que contempla as relações com o espaço e formas, processos de medição registro e uso das medidas, estratégias de produção, reunião, organização, registro, divulgação, leitura e análise de informações, mobilizando procedimento de identificação e isolamento de atributos, comparação, classificação e ordenação. A tarefa é ensinar os alunos a lerem gráficos, resolver problemas, ler mapas e estabelecer relações, considerando a valorização de práticas socioculturais do universo infantil.

A prática realizada foi coordenada pelas professoras Regiane e Cláudia, que dividiram os participantes em grupos para estudarem os textos “A Criança e a Matemática Escolar” (Carlos Roberto Vianna/Emerson Rolkouski), “Alfabetização Matemática” (de Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca) e “Os saberes das crianças como ponto de partida para o trabalho pedagógico” (Antonio José Lopes).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.