DATA DA PUBLICAÇÃO 26/05/2014 | Cidade
Mauá desenvolve a formação continuada para professores alfabetizadores
Atividades seguem até dezembro, com suporte da Universidade Federal de São Carlos
A Secretaria de Educação deu início ao processo de qualificação em Alfabetização em Matemática, conforme preconiza o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que segue até dezembro. Na última quarta-feira, estiveram presentes 50 professores coordenadores-pedagógicos e alfabetizadores no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. A atividade é dirigida a profissionais que trabalham com 2.623 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, atendidos em 17 das 39 escolas do município.
A formação continuada é um dos quatro eixos de atuação do Pnaic, que inclui materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; gestão controle social e mobilização. A Universidade Federal de São Carlos, que tem polo em Mogi das Cruzes, é a instituição responsável pela ação. As orientadoras de estudos são as professoras Genirce Fernandes, Regiane Ibanhez Berni e Cláudia Yuuko Isshiki, todas da rede municipal.
A formação iniciada corresponde a uma nova fase do Pnaic, cuja proposta é a alfabetização matemática. Segundo a assessora técnico pedagógica da secretaria e responsável pela formação em Mauá, Geraldina Canuto, “o pacto prevê uma ampla mobilização em prol dos direitos de aprendizagem dos alunos, garantindo por meio da formação continuada o processo de reflexão sobre a concepção de educação e prática dos professores”.
A proposta do Pnaic é a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. No caso desta fase da formação, a alfabetização matemática, refere-se ao trabalho pedagógico que contempla as relações com o espaço e formas, processos de medição registro e uso das medidas, estratégias de produção, reunião, organização, registro, divulgação, leitura e análise de informações, mobilizando procedimento de identificação e isolamento de atributos, comparação, classificação e ordenação. A tarefa é ensinar os alunos a lerem gráficos, resolver problemas, ler mapas e estabelecer relações, considerando a valorização de práticas socioculturais do universo infantil.
A prática realizada foi coordenada pelas professoras Regiane e Cláudia, que dividiram os participantes em grupos para estudarem os textos “A Criança e a Matemática Escolar” (Carlos Roberto Vianna/Emerson Rolkouski), “Alfabetização Matemática” (de Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca) e “Os saberes das crianças como ponto de partida para o trabalho pedagógico” (Antonio José Lopes).
A Secretaria de Educação deu início ao processo de qualificação em Alfabetização em Matemática, conforme preconiza o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que segue até dezembro. Na última quarta-feira, estiveram presentes 50 professores coordenadores-pedagógicos e alfabetizadores no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. A atividade é dirigida a profissionais que trabalham com 2.623 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, atendidos em 17 das 39 escolas do município.
A formação continuada é um dos quatro eixos de atuação do Pnaic, que inclui materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; gestão controle social e mobilização. A Universidade Federal de São Carlos, que tem polo em Mogi das Cruzes, é a instituição responsável pela ação. As orientadoras de estudos são as professoras Genirce Fernandes, Regiane Ibanhez Berni e Cláudia Yuuko Isshiki, todas da rede municipal.
A formação iniciada corresponde a uma nova fase do Pnaic, cuja proposta é a alfabetização matemática. Segundo a assessora técnico pedagógica da secretaria e responsável pela formação em Mauá, Geraldina Canuto, “o pacto prevê uma ampla mobilização em prol dos direitos de aprendizagem dos alunos, garantindo por meio da formação continuada o processo de reflexão sobre a concepção de educação e prática dos professores”.
A proposta do Pnaic é a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. No caso desta fase da formação, a alfabetização matemática, refere-se ao trabalho pedagógico que contempla as relações com o espaço e formas, processos de medição registro e uso das medidas, estratégias de produção, reunião, organização, registro, divulgação, leitura e análise de informações, mobilizando procedimento de identificação e isolamento de atributos, comparação, classificação e ordenação. A tarefa é ensinar os alunos a lerem gráficos, resolver problemas, ler mapas e estabelecer relações, considerando a valorização de práticas socioculturais do universo infantil.
A prática realizada foi coordenada pelas professoras Regiane e Cláudia, que dividiram os participantes em grupos para estudarem os textos “A Criança e a Matemática Escolar” (Carlos Roberto Vianna/Emerson Rolkouski), “Alfabetização Matemática” (de Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca) e “Os saberes das crianças como ponto de partida para o trabalho pedagógico” (Antonio José Lopes).
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