NOTÍCIA ANTERIOR
Procon-Mauá orienta o público em alusão ao Dia do Consumidor
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá sedia a 1ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil do Grande ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2014 | Cidade
Mauá debate saúde mental e experiência de catadores em conferência regional
Mauá debate saúde mental e experiência de catadores em conferência regional A Conferência Temática Regional é uma etapa da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária. Foto: Divulgação
A Conferência Temática Regional é uma etapa da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária. Foto: Divulgação
Cidade apresenta ações e experiências da implantação da política de trabalho e renda

Mais de 150 representantes de empreendimentos solidários das cidades do Grande ABC e da Baixada Santista reuniram-se, nesta sexta-feira (14/03), no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, no centro de Mauá, para participar da Conferência Temática Regional. O encontro debateu a saúde mental e as experiências do movimento de catadores no âmbito da Economia Solidária.

O evento contou com a presença do prefeito Donisete Braga, do secretário de Trabalho e Renda Marcelo Lucas Pereira, da representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Cida Reis, do Fórum Regional de Economia Solidária do ABC, representado por Noé Cazetta, e do presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mauá (Coopercata) e liderança do movimento nacional de catadores, Armando Octaviano Junior. Presente na abertura, o prefeito Donisete Braga cumprimentou os participantes da conferência e acompanhou o credenciamento.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda Marcelo Lucas Pereira, a forma como a cidade coloca em prática toda a política de trabalho rendeu ao município um convite do Ministério do Trabalho para representar, junto com a cidade de Cuiabá-MT, todos os municípios do país no grupo de trabalho que discute a criação do Sistema Único do Trabalho (SUT), popularmente conhecido como o SUS do Trabalho e Renda. “Criamos o conselho municipal com participação de diversas secretarias para integrar toda a política oferecida por Mauá”, explicou.

Mauá aprovou, em 2013, a Lei municipal que criou o Conselho Municipal de Economia Solidária, que deverá estar em funcionamento até o fim de abril. “Criamos também a primeira incubadora pública itinerante do Brasil, junto com o governo federal, que será formada por uma equipe técnica da USP (Universidade de São Paulo) e deverá estar nas ruas em breve, além contratar a Coopercata para implantar a coleta seletiva e um programa de educação ambiental”, relatou.

Após a abertura, os participantes assistiram três palestras, sendo os temas: saúde mental no âmbito da Economia Solidária, potencial para geração de renda com catadores organizados e diagnóstico da coleta seletiva no ABC, com Ana Galluzzi, Jutta Gutberlet e Carlos Henrique, respectivamente.

A Conferência Temática Regional é uma etapa da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), com o tema "Construindo uma Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável", que acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília.

Atendimento

A Coordenadoria de Economia Solidária (EcoSol) de Mauá está localizada no Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O telefone para contato é 4514-6141. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.