NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá desenvolve formação continuada para professores alfabetizadores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Silvino diz que Mauá gera violência em Ribeirão Pires
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/05/2014 | Cidade
Mauá debate saúde integral da população negra
Prefeitura reúne representantes da população e movimentos sociais para discutir ações efetivas

O 2º Seminário de Saúde da População Negra de Mauá reuniu trabalhadores e gestores das unidades de saúde e conselheiros gestores e conselho municipal de saúde para debater a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. O evento aconteceu sexta-feira (23/05), numa iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de SP – Sindsaúde-SP com apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura.

Além de trabalhadores e gestores das unidades de saúde também foram convidados conselheiros gestores e conselho municipal de saúde. A intenção é começar uma sensibilização para o tema e desencadear ações na área, além de preparar um evento mais abrangente para o mês de novembro, envolvendo a população de uma forma geral.

“A administração de Mauá estará junto para discussão e construção do que chamaremos de política municipal para a população negra,” afirmou a secretária de saúde, Célia Bortoletto, na abertura do seminário. Célia já propôs uma ação efetiva. “No mês de junho teremos mais de 100 novos agentes comunitários de saúde passando pelo treinamento inicial, e o sindicato fica convidado a apresentar as questões do setor para a população negra, a fim de que tais agentes iniciem o trabalho conhecendo o assunto.”

A população negra e afrodescendente tem determinadas especificidades de saúde que precisam ser compreendidas e difundidas, inclusive junto aos profissionais do ramo no sentido de possibilitar o atendimento adequado.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída através de Portaria do Ministério da Saúde em 2009. Em suas diretrizes consta a inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde. Entre os objetivos, prioriza a redução das desigualdades étnico-raciais, combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.