NOTÍCIA ANTERIOR
Diniz rejeita dobrada exclusiva com Hélcio em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rodrigo Lombardi prestigia finais do Vôlei em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/06/2010 | Cidade
Mauá dá início a primeira obra com verba do PAC
A Prefeitura de Mauá deu início neste sábado (26/06) às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Jardim Oratório. Esta é a primeira obra do programa federal na cidade, totalizando R$ 68,2 milhões em investimentos. As obras de urbanização contemplarão 732 famílias com moradias populares. No total, cinco mil famílias serão beneficiadas diretamente e duas mil, indiretamente, com reurbanização do bairro.

Além das novas unidades habitacionais, o programa contempla a canalização do córrego Presidente Epitáfio, urbanização de ruas (pavimentação, drenagem, saneamento básico e iluminação), regularização fundiária de terrenos públicos, construção de áreas de lazer e a construção de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Durante a solenidade que inaugurou as obras, o prefeito Oswaldo Dias (PT) reconheceu que o bairro, que possui mais de 30 anos de histórico em ocupação irregular e problemas com infra-estrutura, foi deixado de lado pelas Administrações passadas, e que é preciso aproveitar o bom do governo federal para captar novos recursos e equacionar a dívida com os moradores. “São 28 anos que nos separa da primeira e única vitória desse bairro, que foi a compra dele pelo município do INSS (a área onde hoje se localiza o bairro pertencia ao INSS e o município a comprou). Agora é preciso reverter essa situação de abandono, e construir a cidade Oratório”, disse o prefeito.

A secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, também participou da solenidade, e afirmou que Mauá tem potencial para angariar recursos do PAC 2, que ainda está na fase de análise de projetos. “A Prefeitura já enviou os projetos e estamos analisando. Alguns problemas, como drenagem, devem ser resolvidos regionalmente, e as outras prefeituras do ABCD também já se posicionaram. Faremos grandes parcerias aqui.”

Unidades – A Secretaria de Habitação ainda não definiu quais famílias serão contempladas com as 732 unidades. Deverão ser priorizadas aquelas que vivem em áreas de risco no bairro e próximo ao córrego Presidente Epitáfio.

A ajudante geral Maria Espírito Santo, 43 anos, é uma concorrente em potencial. Maria mora com os quatro filhos na várzea do córrego e sofre todos os anos com as enchentes. “Espero poder contar com essa casinha. O esgoto está dentro de casa já. É muito difícil criar bem os filhos com essa situação”, disse a moradora.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.