NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá está entre as três cidades mais conectadas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Mauá, Donisete cede Secretaria de Esportes ao PRB
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/09/2015 | Cidade
Mauá dá início à instalação de sensores de solo no Macuco
Mauá dá início à instalação de sensores de solo no Macuco Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Primeiro município do País a receber equipamentos para prevenção de deslizamentos e outros desastres naturais, Mauá iniciou na semana passada a instalação de sensores geotécnicos no morro do Macuco. Os equipamentos irão monitorar qualquer movimentação de terra que indique instabilidade da área. Ao todo, 100 prismas (aparelhos que emitem sinal a laser para estação de dados) serão instalados até quinta-feira. Desses, 21 estão finalizados.

De acordo com o engenheiro cartógrafo Orismar Nunes dos Santos, cada equipamento será responsável por enviar informações diretamente para o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia. “Os prismas foram instalados em lugares estratégicos definidos pela Defesa Civil da cidade. Cada aparelho consegue apurar, de forma exata, qualquer tipo de movimentação de terra num raio de até três quilômetros. Nesse caso, é possível emitir em quase 100% das ocasiões um alerta antecipado de qualquer situação de risco para aquela região. Os dados são enviados para o centro, que repassa o aviso ao órgão responsável do município, evitando tragédias.”

Os dados colhidos por cada prisma serão armazenados na ETR (Estação Total Robotizada), localizada no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Macuco. O local servirá como base de armazenamento do Cemaden. Toda informação que chegar ali será transmitida em tempo real para a sala de operação do órgão (sediada em São José dos Campos, no interior paulista). Em cada sala há, no mínimo, um meteorologista, um hidrólogo, um geólogo e um técnico de desastres naturais, 24 horas, todos os dias. A previsão é que a estação inicie a operação na quinta-feira.

Importada da Suíça, a tecnologia dos sensores geotécnicos é realidade em outros países. “Esses equipamentos são usados em toda a Europa, Estados Unidos e África. Em Dubai, por exemplo, servem como forma de controlar os grandes edifícios construídos em áreas instáveis”, afirmou Santos.

Para o geólogo e pesquisador do Cemaden Márcio Andrade, os dados colhidos no município do Grande ABC serão utilizados como base para as ações federais que envolvem prevenção de áreas de risco. “Mauá é a primeira cidade a receber o equipamento, que ainda irá chegar em nove municípios do Brasil, sendo o próximo Santos. Todas as informações colhidas nesses territórios serão usadas como base para o trabalho que o Cemaden realiza em 950 localidades prioritárias na realização de ações de prevenção de desastres naturais.”

Moradores veem de forma positiva colocação de equipamentos

Após vivenciarem em 2011 uma das maiores tragédias do Grande ABC, moradores do morro do Macuco, em Mauá, veem de forma positiva a instalação de sensores geotécnicos em residências da região. Para eles, a ação mostra empenho da administração pública em prevenir possíveis deslizamentos na área.

“Qualquer tipo de prevenção é válida. Isso é sempre bom, ainda mais quando estamos a menos de 100 metros do local que desabou e matou nossos vizinhos”, relata o vigilante Francisco Souza, 40 anos.

Para o desempregado Eduardo Bezerra da Silva, 24, a medida evita qualquer receio por parte da população local. “Aumenta nossa segurança. Com o aparelho dá para saber quando está havendo alguma coisa de errada no barranco.”

Pensamento compartilhado pela auxiliar de limpeza Damiana Soares Pereira, 42. “Minha família com certeza está mais tranquila depois dos sensores.”

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.