NOTÍCIA ANTERIOR
Professores protestam por reajuste salarial em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá firma convênio para receber R$ 49 milhões do PAC
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/11/2009 | Cidade
Mauá cria grupo de trabalho do pré-sal
A Prefeitura de Mauá criará um grupo de trabalho para debater a exploração da camada pré-sal e seus benefícios para a cidade e a Região. O anúncio foi feito durante o seminário “Pré-Sal: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”, realizado na manhã desta segunda-feira (09/11), na Câmara do município. O objetivo do encontro foi aprofundar as discussões sobre as descobertas do pré-sal, o regime de partilha, a criação da Petrosal e a política de distribuição dos royalties.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presente no evento, falou sobre o projeto que cria o marco regulatório do pré-sal.

Para Mercadante, ao patrocinar o debate o município traça um excelente caminho. O senador prevê que nos próximos seis anos o cenário nacional começará a mudar e logo envolverá questões políticas com a repartição da riqueza de forma justa para todas as cidades. “O governo federal investiu R$ 3 milhões na refinaria Capuava, que já é um grande passo para o desenvolvimento econômico do município e da Região.”

O prefeito Oswaldo Dias ressaltou que entre os assuntos discutidos está a criação de cursos ligados à questão do Petróleo, para oferecer profissionais a este mercado por meio da UFABC (Universidade Federal do ABC), que pode futuramente se instalar no município. Além disso, o prefeito falou sobre a distribuição dos royalties, que hoje não são tão importantes para a cidade. “O valor é baixo e nos próximos dias a Prefeitura anunciará outra posição para o recebimento dos royalties.”

Edílson de Paula Oliveira disse que a cidade quer aproveitar as empresas do Polo Petroquímico e da refinaria de Capuava para atrair novos negócios e se tornar protagonista com o pré-sal na Região. Oliveira disse ainda que Mauá faz parte de uma logística importante e que empresários têm procurado a Administração para se instalar na cidade.

Participaram do evento o gerente de exploração do pré-sal da Bacia de Santos da Petrobras, Márcio Paulo Naumann; o presidente da FUP/CUT (Federação Única dos Petroleiros), João Antônio de Morais; o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Mauá, Edílson de Paula Oliveira.

São Bernardo - Centro de Convenções Vera Cruz, em São Bernardo, recebe a partir desta terça-feira (10/11) um evento que abordará o ABCD no pré-sal. A “Feira Brasil Petróleo, Gás e Biocombustível” será aberta às 19h, com a presença de prefeitos e secretários da Região. O objetivo é informar empresários sobre os investimentos na refinaria Capuava, em Mauá, na Bacia de Santos e na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.

A feira contará com palestras e debates sobre diferentes temas, como o descobrimento da camada Pré-Sal no Brasil, as formas de extração de petróleo e as alternativas de geração de novos empregos. No primeiro dia, serão abordados os seguintes temas: novos investimentos no ABCD; as empresas e o crescimento após a crise no Brasil; automobilística e pré sal - o que muda no mercado do ABCD; crescer e investir em tecnologia; e oportunidade de negócio na Região.

A feira segue até sexta-feira (13/11), com discussão sobre o aproveitamento do óleo na residência, a partir das 14h30. O encerramento está previsto para as 22h. Outras informações no site: www.feirabrasilpetroleogas.com.br.

Por Cinthia Isabel - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6193 dias no ar.