NOTÍCIA ANTERIOR
Paulo Suares estuda abrir licitação para locar veículos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete envia à Câmara na próxima semana projeto que cria a MauáTrans
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/09/2013 | Cidade
Mauá cria ecoponto para descarte de lixo eletrônico
Mauá cria ecoponto para descarte de lixo eletrônico Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Moradores de Mauá passaram a contar com local para descarte de lixo eletrônico. O ecoponto da Avenida Papa João XXIII, no bairro Sertãozinho, foi aberto ontem e é o primeiro entre os oito da cidade que aceita esse tipo de material. Lá, a população pode depositar pilhas, baterias e outros equipamentos inservíveis, como televisões e computadores. Ao contrário dos demais locais, este funcionará também aos sábados.

Outra novidade é que o ecoponto do Sertãozinho será o primeiro da cidade que receberá óleo de cozinha usado. O resíduo será recolhido por ONGs conveniadas, que farão a reciclagem. A Prefeitura pretende expandir a iniciativa e remodelar os outros sete pontos de descarte do município.

“Além das readequações, pretendemos criar mais seis ecopontos. Com isso, a cidade passará a ter 14 locais, um para cada área administrativa”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana. Todo o cronograma deverá ser feito em um ano.

O titular da Pasta salienta que o depósito de resíduos será visitado por crianças de escolas públicas da cidade. “O objetivo é mostrar a importância da coleta seletiva e da destinação correta do lixo. Isso estimula a população a não sujar as ruas.” Ainda não há estimativa da quantidade de lixo eletrônico e óleo de cozinha que serão descartados mensalmente.

Antes, o ecoponto funcionava nas proximidades do Paço, ao lado da pista de skate. O local foi transferido para uma área sob viaduto por onde passa a pista central da Avenida Papa João XXIII, construída para dar acesso ao Trecho Sul do Rodoanel. O prefeito Donisete Braga (PT) pretende dar utilidade a outros espaços na mesma via que também ficam cobertos pelo elevado.

Entre as possibilidades estudadas pelo chefe do Executivo estão a transferência da sede do grupo de Bombeiros Mirins, a construção de galpão para a Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá) e até mesmo a criação de um miniterminal de ônibus – projeto que já era discutido na gestão anterior, comandada pelo também petista Oswaldo Dias.

“O que pudermos fazer no sentido de aproveitar os espaços ociosos, faremos. Esse é um espaço nobre, estamos a menos de um quilômetro do Centro”, comenta Donisete. Não foi dado prazo para definição do que será feito lá.

ILUMINAÇÃO

Foi entregue ontem a nova iluminação do Viaduto Juscelino Kubitschek e de duas praças no Jardim Oratório. Foram instaladas cerca de 60 lâmpadas. A ação faz parte do programa Ilumina Mauá, que visa acabar com pontos de escuridão.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.