NOTÍCIA ANTERIOR
CPTR de Mauá tem 487 vagas em aberto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Diadema e Mauá em festa
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/12/2012 | Cidade
Mauá completa 58 anos. Veja um pouco de sua história
Mauá completa 58 anos. Veja um pouco de sua história
Neste sábado, 8 de dezembro, a cidade de Mauá comemora seu 58º aniversário. E para comemorar a data, o Jornal Opinião Pública traz um pouco da história de uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo.

Os primórdios

Sabe-se que entre os primeiros moradores da região, estavam Antônio Franco da Rocha e o Capitão João José Barbosa Ortiz, que possuía terras no local, hoje denominado Várzea do Capitão João. A pequena capela do Pilar Velho foi erguida na região em seguida, contribuindo para que em torno dela fossem surgindo casas, engenhos de cana-de-açúcar e armazéns.

Com o passar do tempo, novos habitantes foram-se fixando e construindo a vila, entre eles Bernardo Monelli, que instalou uma serraria; Manente Pedotti, dono da primeira cerâmica e a fábrica de anilina; Norza e Rozazza, que montaram uma fábrica para moagem de trigo.

A partir de 1883, o vilarejo se tornou ponto importante na região por conta da passagem da São Paulo Railway, atual Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Na oportunidade, a vila ganhou sua própria parada, a Estação Pilar que, em 1926, mudou seu nome para Mauá, em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá. A vila também recebeu iluminação a querosene já no século XX, em 1909; dezessete anos mais tarde, foi substituída pela iluminação elétrica.

O pequeno povoado, no traçado da São Paulo Railway, foi elevado à categoria de Distrito de Paz no Município de São Bernardo, comarca da capital, em 1934.

Formação administrativa

O Distrito de Paz foi criado com a denominação de Mauá, por Decreto-lei Estadual nº 6780, de 18 de outubro de 1934, no Município de São Bernardo. Contudo, quatro anos depois, pelo Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Distrito teve sua sede transferida, passando a integrar o município de Santo André, sendo denominado com o mesmo nome.

Apenas em 30 de dezembro de 1953, Elevado a categoria de município com a denominação de Mauá, amparado pela Lei Estadual nº 2456, Mauá foi desmembrada de Santo André, tornando-se assim um município em 1º de janeiro de 1954. Já o aniversário da cidade é comemorado no dia 8 de dezembro em homenagem da padroeira da cidade, Imaculada Conceição.

Mauá hoje

Hoje, a cidade é uma das maiores e mais importantes do estado de São Paulo. Com uma população estimada em 417.064 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2010.

Atualmente, grande parte das fontes econômicas de Mauá encontra-se no ramo industrial. Com dois grandes pólos nos bairros do Sertãozinho e de Capuava, possuindo empresas dos mais variados ramos, a cidade tornou-se ponto-estratégico da economia no Estado. Muito disso se deve a chegada do Rodoanel, que impulsionou a economia do município, trazendo novos investimentos.

Por outro lado, como toda cidade em desenvolvimento, Mauá ainda carece de muitas melhorias em áreas como a saúde e o transporte, que têm causado muita reclamação dos moradores nos últimos meses por não atenderem as necessidades da população de forma adequada. Porém, mesmo com os problemas, a cidade continua progredindo, sendo importante para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil.

Por Jornal Opinião Pública - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.