NOTÍCIA ANTERIOR
Oposição em Mauá tem futuro incerto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá abre licitação para obras do pronto-socorro do Nardini
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/12/2014 | Cidade
Mauá comemora um ano de projeto Mauá de Bem com a Vida
Mauá comemora um ano de projeto Mauá de Bem com a Vida Evento que acontece nesta sexta-feira vai reunir mais de mil pessoas Foto: Divulgação/Roberto Mourão
Evento que acontece nesta sexta-feira vai reunir mais de mil pessoas Foto: Divulgação/Roberto Mourão
Participantes vão se interagir com atividades físicas, arteterapia e ioga

A comemoração de um ano do projeto ‘Mauá de Bem com a Vida’, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, vai reunir grande parte dos 1750 participantes no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (rua Fábio José Delpoio, 128, Vila Noêmia), no dia 12, com abertura a partir das 8h. Estão previstas atividades de alongamento e ginástica (8h30); dança circular (9h); gincana (10); zumba (10h30); e show com Lucas Chang (11h). Tendas serão montadas no estacionamento com exposição de trabalhos produzidos nos grupos de Arteterapia, das unidades básicas de saúde. Os fisioterapeutas vão orientar o público sobre questões posturais. A equipe de Combate a Dengue vai expor maquetes sobre boas e más condutas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypt. Outros profissionais também farão procedimentos, como aferição arterial e ações de saúde bucal.

“Conforme o diagnóstico, os médicos encaminham os usuários das unidades para estes grupos e a Secretaria reporta todas as informações ao prontuário, vinculado ao E-SUS”, explicou a secretária de Saúde, Célia Bortoletto. O E-SUS é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica em âmbito nacional, com o propósito que melhorar a qualidade do atendimento à população. O primeiro ano do projeto teve o objetivo de formar os grupos, agora, o próximo passo é ampliar a divulgação.

A média de idade dos participantes é 60 anos, sendo que predominam mulheres (80%). Os projeto está em todas as 23 unidades básicas de saúde nos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no CEU das Artes. Em janeiro, os profissionais do Hospital Nardini também vão participar por meio da ginástica laboral. São cinco educadores físicos, três fisioterapeutas, um arteterapeuta e um educador social que trabalham com 1750 moradores de todas as regiões do município.

Além da ginástica laboral prevista, o projeto de Bem com a Vida desenvolve ioga, grupo de coluna, shantala, gestantes e atividades físicas (caminhada, dança, Zumba, ginástica com e sem equipamentos e vôlei adaptado). A arteterapia também é realizada com atividades de pintura, artesanato e expressão corporal, em oito grupos com cinco crianças cada e um grupo de adultos.

Os maiores grupos de todo o projeto estão no Jardim Sonia Maria (70 participantes) e no Jardim Zaíra III (73). O trabalho está vinculado às duas Academias de Saúde, localizadas nos jardins Oratório e Kennedy. O De Bem com a Vida foi convidado para expor seu trabalho no XXVIII Congresso do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em abril deste ano, e durante o VI Fórum Estadual em promoção da saúde e III Encontro de Experiências bem sucedidas em promoção de alimentação saudável, na Universidade de São Paulo, em 18 de novembro de 2014.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.