NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura inscreve para cursos gratuitos na área do Turismo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Plantio de mudas nativas garante compensação ambiental na Rua Rio Branco
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2010 | Cidade
Mauá comemora seis anos de Samu
Nesta sexta-feira (20), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Mauá completou seis anos e contou com a presença do secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior, na cerimônia de comemoração da data, realizada na base operacional.

Em sua fala, o secretário lembrou que o sistema de saúde do município está sendo recuperado e que chegou a vez do Samu: “O município está pleiteando, junto ao Ministério da Saúde, a troca da frota e a aquisição de duas motolâncias”, afirmou o secretário.

Paulo Eugenio explicou que a base operacional de Mauá atende também às cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O secretário considerou que, com a implantação de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Samu será fundamental na triagem dos pacientes e no fluxo dos serviços.

“Desta maneira, fica mais fácil melhorar ainda mais a qualidade do atendimento prestado na rede municipal de saúde”, disse. “A Secretaria está investindo na equipe e queremos colocar o Samu no mesmo patamar de credibilidade do Corpo de Bombeiros, porque temos um pessoal qualificado e compromissado”, finalizou.

Desde 2009, a administração municipal firmou convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para contratação de equipe técnica para atuar na Atenção Básica; obteve recursos do Governo Federal para a construção das quatro UPAs; abasteceu os estoques de medicamentos da Assistência Farmacêutica; contratou a Fundação do ABC para fazer o gerenciamento do Hospital Nardini; entre outras ações.

Segundo a coordenadora do Samu, Marta Magalhães, o serviço que atende pelo telefone 192 conta com duas ambulâncias de suporte avançado, cinco para o básico e uma para transporte inter-hospitalar.

Em média, são atendidos 48 pacientes por dia. “As principais chamadas estão relacionadas aos acidentes de trânsito e problemas cardíacos”, disse. Trabalham no Samu médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, condutores de ambulância, operadores de rádio, telefonistas e auxiliares de limpeza e administrativos.

A equipe tem 84 profissionais que se revezam por turnos e passam por cursos e treinamentos para qualificação. A equipe do Samu também realiza cursos de primeiros socorros para a população. Nos últimos meses, os conselheiros de saúde e profissionais da educação já fizeram este curso.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
18/07/2018 | Almoço beneficente arrecada mais de mil itens para recém-nascidos
18/07/2018 | Mauá conquista ouro e prata nos Jogos Regionais
18/07/2018 | Mauá interrompe serviço do Café do Trabalhador
As mais lidas de Cidade
12/07/2018 | Admir Jacomussi solicita esclarecimentos jurídicos ao Executivo
12/07/2018 | Morador de Mauá compra balcão na LojasKD e não recebe
12/07/2018 | Homem tem carro roubado em Capuava
As mais lidas no Geral
12/07/2018 | Admir Jacomussi solicita esclarecimentos jurídicos ao Executivo
12/07/2018 | Corpo achado em trilha há dois meses é identificado
11/07/2018 | Sem reforma, segurado põe pé no freio da aposentadoria
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2018 - Desde 2003 à 5609 dias no ar.