NOTÍCIA ANTERIOR
Dise apreende mais de mil eppendorfs de cocaína em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Avenida Barão de Mauá terá faixa para ônibus
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2013 | Cidade
Mauá comemora 46º aniversário da Guarda Civil Municipal
Fundada por meio da Lei Municipal nº 1.000, de 28 de novembro de 1967, a Guarda Civil de Mauá conta com 222 integrantes e tem sua sede localizada à rua Bevenuto Bagnara, 139

Nesta quinta-feira (28), será realizada a cerimônia de comemoração ao aniversário de 46 anos de criação da Guarda Civil Municipal de Mauá, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal, localizada à rua Gabriel Marques, 305, na Vila Noêmia.

Considerada uma das primeiras Guardas Municipais criadas no país, segundo o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, “estamos empenhados em melhorar as condições de trabalho e a formação da nossa corporação, para retribuir a dedicação, valorizar cada guarda e qualificar ainda mais o trabalho que é destinado para a população da cidade”.

Para o comandante da Guarda, o coronel Carlos Benedito Carvalho Martins, “a GCM de Mauá chega aos 46 anos fortalecendo o importante trabalho de garantir a segurança pública de cada cidadão e cidadã que transita pelas vias da cidade, numa luta incansável pelo bem estar das pessoas”.

A rotina de trabalho dos guardas civis municipais de Mauá envolve diferentes atividades para garantir a segurança e combater a violência e criminalidade. São realizadas ações operacionais integradas com as Polícias Civil e Militar; desenvolvidos trabalhos sociais dirigidos à população, incluindo às crianças, como a Campanha de Desarmamento Infantil e combate ao uso de cerol, inclusive com a participação de guardas em peças teatrais e palestras; ação preventiva com o controle do Sistema de Videomonitoramento Eletrônico de Segurança; cuidado e fiscalização para o bom uso do patrimônio público e atuação dos servidores municipais; ação fundamental de cuidado com os moradores das áreas de risco, com o apoio dado às ações das equipes de Defesa Civil; combate à pirataria; entre outras importantes realizações.

Várias destas atividades são planejadas e discutidas no ambiente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é formado por representantes da Prefeitura, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. Assim, o trabalho passa a ser realizado com o uso da inteligência e tecnologia, ampliando o poder de resposta às ocorrências de violência e criminalidade.

HISTÓRICO
Inicialmente criada como Guarda Noturna, em 1967, diretamente ligada e subordinada ao gabinete do prefeito, em 14 de janeiro de 1971 ocorre a alteração da Lei Municipal nº 1.000, nomeando-a Guarda Municipal.

Em maio de 2001, foi criada a Secretária de Cidadania e Segurança Comunitária, passando a Guarda Municipal denominar-se Guarda Civil Municipal. Com isso, obedecendo ao que determina a Constituição Federal, passa a ter como finalidade a proteção do patrimônio público municipal, bens e serviços e instalações, além de apoiar a administração no exercício de seu poder de polícia administrativa, desde que respeitando a legislação. Atualmente, está subordinada à Secretaria de Segurança Pública.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6199 dias no ar.