NOTÍCIA ANTERIOR
Seminário para microempreendedores acontece nesta quarta, 18/8
PRÓXIMA NOTÍCIA
Campanha contra a pólio atinge 84,7% das crianças no primeiro dia de vacinação
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2010 | Cidade
Mauá começa capacitação para conquista da ''Unidade Amiga da Criança''
A qualificação das informações transmitidas e a sistematização do trabalho dos profissionais da rede são o alvo da mais recente iniciativa da Secretaria de Saúde, por intermédio do projeto-piloto na Unidade Básica (UBS) do Jardim Kennedy. A unidade implementará os 10 passos para a conquista o título de “Unidade Amiga da Criança”, atribuído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para incentivo do aleitamento materno.

As informações transmitidas pelos profissionais da saúde para as gestantes e mães influenciam na motivação para o ato de amamentar. Durante os primeiros seis meses de vida, o bebê que recebe o leite materno não precisa de nenhum outro alimento e tem mais proteção contra doenças respiratórias e diarreias.

A iniciativa surgiu com a realização da conferência Amamentação: 10 passos para ser Amigo da Criança, organizada pela Secretaria nos dias 2 e 3 de agosto, em Mauá. O evento foi uma das atividades realizadas para comemorar a Semana Mundial de Amamentação, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e Unicef.

“Começaremos pelo Jardim Kennedy e vamos avançar na saúde pública da nossa cidade conquistando o título do Unicef para toda a rede básica como Unidades Amigas da Criança, incentivando o aleitamento materno e combatendo a mortalidade infantil”, disse o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior.

Segundo o Unicef, a taxa global de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida ainda é de apenas 37%. “A implementação desta e de outras políticas públicas de saúde vai colaborar no aumento da porcentagem da amamentação na cidade”, disse o diretor do Departamento Saúde da Criança e do Adolescente, Rogério do Prado.

Durante uma visita domiciliar, a enfermeira da Estratégia Saúde da Família do Jardim Kennedy, Eliane Vieira, encontrou um bebê de nove dias que já estava sendo amamentado com leite em pó. “Expliquei que ao amamentar, a mãe está dando amor e vida, além de prevenir que o filho sofra com doenças respiratórias e diarreias”, afirmou a profissional. Ao retomar o aleitamento da criança, também foi recomendado à mãe que contasse com o máximo de tranquilidade e o apoio dos familiares.

A atividade inicial do projeto desenvolvido na UBS do Jardim Kennedy é considerada o primeiro passo recomendado pela Unicef: ter norma escrita para toda a equipe sobre aleitamento materno. O material está sendo elaborado por integrantes da Estratégia Saúde da Família e será discutido com todos os profissionais da unidade, para o melhor aproveitamento na rotina das visitas domiciliares.

Os demais nove passos são os seguintes:
_ capacitar toda a equipe para implementar a norma;
_ informar as gestantes sobre vantagens e manejo no aleitamento;
_ ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;
_ mostrar às mães como amamentar e manter a lactação mesmo se estiver separada da criança;
_ não dar nenhum outro alimento a não ser sob indicação clínica;
_ praticar alojamento conjunto;
_ encorajar a amamentação sob livre demanda do bebê;
_ não dar bicos artificiais para crianças em fase de amamentação;
_ encorajar a criação dos grupos de aleitamento materno.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.