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DATA DA PUBLICAÇÃO 29/09/2015 | Cidade
Mauá começa a tocar obras do Corredor Itapark a partir de novembro
Empresa foi contratada para comunicar população sobre impacto das intervenções

O maior complexo de mobilidade urbana de Mauá já tem data de início das construções. Três terminais rodoviários e um corredor na avenida Itapark vão melhorar o fluxo de, no mínimo, 250 ônibus por dia. Com 18 meses de duração, a obra poderia incomodar a população na região afetada.

Porém, para minimizar os transtornos e garantir que a vizinhança circule sem problemas durante o período de obras, uma empresa está fazendo o levantamento do impacto das intervenções. As informações coletadas serão usadas para alterar viário, instalar outdoors, faixas e comunicação porta-a-porta.

O corredor vai integrar trânsito comum com ramal preferencial para o transporte público. Serão 12 quilômetros de extensão, desde o cruzamento com a avenida Rio Branco até o fim da avenida Itapark. Ali, será erguido o novo terminal rodoviário. Ao mesmo tempo que esse modal estará em obras, os terminais Zaíra e Itapeva também terão as obras iniciadas.

“Temos uma previsão de 18 meses de obras. Porém, acreditamos na possibilidade de entregar antes esse complexo para a população”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque.

Sobre o plano de impacto, o interesse da Prefeitura é garantir a satisfação das famílias e comércio instalados no trecho de obras. Ruas, calçadas, portões de casas, esquinas, cada caso será estudado pelos técnicos antes de abrirem o canteiro de obras.

“Queremos garantir que as pessoas saibam como serão as interferências. As informações serão repassadas porta-a-porta. Além disso, com os dados coletados podemos interferir no sentido de ruas que vão servir de alternativa para o fluxo”, comentou o secretário.

INFORMAÇÃO
O relatório técnico social vai custar cerca de R$ 3 milhões repassados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. “Esse relatório também vai produzir material impresso informativo. Todas as alterações no viário estarão à vista da comunidade antes mesmo de iniciarmos as obras”, garantiu o secretário.

Zaíra, Itapeva e Itapark ganham terminais

Os três terminais que estarão prontos junto com o corredor serão o Zaíra, Itapeva e Itapark. O corredor vai ligar os terminais Central e Itapark. “A mobilidade será tanto para os veículos comuns quanto para os novos ônibus que vamos colocar em circulação. Se não garantirmos a preferência no transporte público, corremos o risco de ter o tráfego prejudicado na avenida Itapark”, explicou o secretário de Mobilidade, Azor Albuquerque.

O novo terminal Itapeva vai funcionar próximo ao atual, na avenida Castelo Branco. As instalações serão ampliadas e a nova estrutura ficará nas proximidades da Escola Estadual Professora Irene da Silva Costa.

No Jardim Zaíra, na avenida Barão de Mauá, o atual terminal também será demolido para dar lugar a um novo. O investimento de todas as intervenções (corredor exclusivo e terminais) gira em torno de R$ 90 milhões.
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Por Renan Fonseca - ABCD Maior
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