NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 100 mil pessoas ficarão sem água em Mauá hoje
PRÓXIMA NOTÍCIA
Previsão é de R$ 50 mil em indicações a Mauá tira R$ 1,2 milhão de 60 entidades
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/11/2010 | Cidade
Mauá começa a ter transporte coletivo decente
Os ônibus da empresa Leblon, que iniciou a operação de 18 linhas do transporte público de Mauá, operaram com tranquilidade nesta segunda-feira (08/11), primeiro dia útil de operação das linhas. De acordo com usuários, o tempo de espera no Terminal Central diminuiu nesses três dias que a Leblon está em operação. A empresa curitibana colocou os 87 novos ônibus nas ruas no sábado (06/11), respeitando o prazo anunciado pela Prefeitura em outubro.

A troca do atual cartão de tarifas pelo cartão DaHora, que deveria ter começado no dia 31 de outubro, será feita a partir desta terça-feira (09/11). Um quiosque, o Balcão DaHora, instalado no Terminal Central, vai realizar a troca do modelo antigo do cartão pelo novo ou por passes de papel.

Por enquanto os dois cartões estão sendo aceitos nos ônibus da empresa Leblon, que opera o Lote 2 de linhas. Para as linhas do Lote 1, executadas pela empresa Viação Mauá, vale o atual cartão e passes de papel. A partir de 31 de janeiro de 2011, apenas o Cartão DaHora valerá em todas as linhas.

Melhorias - Quem já usou o serviço da nova empresa sente algumas mudanças. A auxiliar administrativa Jaqueline Gonçalves Brito, 21 anos, que utiliza a linha Zaíra 3, afirmou que no sábado, no domingo (07/11), e nesta segunda, o tempo de espera, que costumava ser de 40 minutos, diminuiu para 10 minutos: “Como não folguei no trabalho este fim de semana, usei os ônibus novos esses dias todos. Achei os ônibus mais confortáveis e mais limpos, isso sem falar que não precisei ficar esperando no terminal quase uma hora”.

As qualidades observadas por Jaqueline são as mesmas observadas pela auxiliar de enfermagem Priscila Gussão Faria, 27 anos, usuária da linha Zaíra 2. “Eu vi que os ônibus têm letreiro lateral, achei legal. Às vezes estamos com pressa, o ônibus já está estacionado e é aquela confusão até saber se é mesmo a linha que você usa ou não”, disse.

De acordo com a Prefeitura, nenhuma ocorrência foi registrada pela Secretaria de Mobilidade Urbana até esta segunda-feira.

Monopólio - Enquanto verificava o primeiro dia de operação da Leblon, no sábado, o prefeito Oswaldo Dias afirmou que a entrada da nova empresa na cidade significa o fim do monopólio do grupo Baltazar, do empresário Baltazar de Souza, que executa há 30 anos todo o transporte público da cidade.

“Há 30 anos, empresas do mesmo grupo comandavam o transporte público de Mauá. Essa é uma história muito antiga e esse era um dos setores mais criticados pela população. Ainda não acabamos o plano de reformulação dos transportes, mas essa já foi uma grande conquista", disse.

O Lote 2 de linhas corresponde a 45% da demanda de Mauá; Baltazar segue explorando o restante.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.