NOTÍCIA ANTERIOR
Dose Dupla: Rafael Cortez e Danilo Gentili do CQC no Teatro Municipal de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministro confirma venda de área para UFABC em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/10/2010 | Cidade
Mauá cobra agilidade para ter sua própria UFABC
Para aproveitar a visita do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, pediu que o Governo Federal acelere a negociação da venda do terreno onde ficará abrigado o campus mauaense da Universidade Federal do ABC (UFABC). O acordo foi apalavrado para que a universidade se instale naquela área, mas pendências sobre a aquisicao do local pela União atrasaram o cronograma de obras estipulado pela Prefeitura.

A área escolhida pelo Ministério da Educação, em parceria com a administração municipal, possui 127 m² e está localizada no Parque São Vicente, próxima ao trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. Atualmente, o terreno pertence ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional), e precisa ser vendido ao Governo Federal para que haja o repasse da verba e a construção da estrutura se inicie.

“A urgência é para aproveitar a dotação orçamentária”, comentou Dias, que ressaltou também que o município deverá alugar um imóvel para que as aulas comecem já em 2012, enquanto o prédio não seja construído, assim como aconteceu em São Bernardo. “A ideia é que em 2011 possa ser preparado um vestibular para o início das aulas em 2012, provavelmente nesse local alugado”, completou. Ontem, o prefeito e o ministro foram até ao terreno e vistoriaram a área.

Segundo Gabas, a negociação com o INSS deverá sair em breve. “Estamos aguardando o desmembramento de parte do terreno e a avaliação que a Caixa Econômica Federal fará para fecharmos negócio com o Ministério da Educação”, afirmou.

Cursos – Ainda não há definição de quais cursos serão ministrados na UFABC de Mauá. De acordo com a reitoria da faculdade, a intenção é aproveitar a demanda exigida pela cidade. A administração já sinalizou que o campus poderá oferecer as áreas de engenharia, principalmente voltadas para as empresas situadas no polo de Sertãozinho.

Atualmente, a UFABC funciona parcialmente em Santo André, na Avenida dos Estados, e está sendo construída em São Bernardo, próximo do Ginásio Poliesportivo, na Avenida Kennedy. Por enquanto, as aulas em São Bernardo são aplicadas em um espaço temporário, na região central da cidade. O campus de São Bernardo custou R$ 50 milhões.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.