NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara de Mauá aprova novo estatuto e PCCV para GCM
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em clima de comoção, jovem morto em bar de Mauá é enterrado
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/10/2014 | Cidade
Mauá capacita equipe para elaborar inventário da cobertura de árvores
Mauá capacita equipe para elaborar inventário da cobertura de árvores Em uma das fases do curso, os alunos irão as ruas identificar as espécimes dos locais públicos. Foto: Divulgação
Em uma das fases do curso, os alunos irão as ruas identificar as espécimes dos locais públicos. Foto: Divulgação
Servidores municipais, bombeiros e funcionários da AES Eletropaulo irão às ruas nas aulas práticas para identificar espécimes e problemas

Seguindo o princípio da ‘árvore certa no local certo’, o biólogo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Sérgio Brazolin, iniciou o curso para a equipe que vai elaborar o inventário dos espécimes de vegetação em Mauá. O inventário irá integrar o Plano Diretor de Arborização do município, do qual Brazolin é um dos idealizadores e coordenadores. A equipe é formada por 30 servidores e gestores municipais, bombeiros e representantes da empresa fornecedora de energia elétrica, AES Eletropaulo.

O curso aborda assuntos como morfologia e anatomia das árvores, pragas, biomecânica, análise de risco, entre outros temas. Uma das atividades será prática e desenvolvida pela equipe que irá às ruas para fazer o inventário, identificando in loco os espécimes localizados nos locais públicos.

Estes espécimes serão fotografados, cadastrados e cada indivíduo terá identificada, por meio de equipamento eletrônico, a situação da planta considerando 70 atributos. Tudo será registrado por meio de programa de computador, um software produzido pela equipe do IPT com a colaboração dos técnicos da Prefeitura, que forneceu dados municipais necessários.

O inventário integra um arrojado projeto que será desenvolvido nos próximos dois anos para que Mauá seja a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter um Plano Diretor de Arborização Urbana. Para isso, serão investidos recursos no valor de R$ 2,5 milhões, provenientes do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos). O convênio para a elaboração do plano foi assinado em 2013, pelo prefeito Donisete Braga, pela secretária Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Elisa de Sousa Arruda, e pelo diretor de Operações e Negócios do IPT, Carlos Padovezi.

Conforme Brazolin, Mauá integra o bioma Mata Atlântica, mas tem uma arborização deficitária, com poucas áreas verdes e sem árvores. “A ideia do projeto é que seja uma política de Estado, que tenha desdobramentos independente dos governantes, além de fazer uma análise precisa da qualidade do que existe para planejar de forma adequada”.

O FID, cuja responsável é a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, é destinado ao ressarcimento para a população de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.