NOTÍCIA ANTERIOR
Ação Família na Escola
PRÓXIMA NOTÍCIA
Batoré questiona atuação de Cassimiro em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/04/2010 | Cidade
Mauá assina convênio para otimizar farmácias municipais
A Secretaria de Saúde de Mauá firmou um convênio com o Ministério da Saúde para a instalação do sistema Hórus para otimizar o gerenciamento de medicamentos nas farmácias públicas da cidade. O acordo foi sacramentado na semana passada, durante o XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

O Hórus é um software disponibilizado às pastas municipais de Saúde para acompanhamento dos medicamentos que tramitam no município. Com a ferramenta, os farmacêuticos podem saber os tipos de remédios estão em estoque, quais estão faltando, quantos estão dentro do prazo de validade e como está sendo feita a distribuição via SUS (Sistema Único de Saúde).

O programa foi lançado em dezembro do ano passado e foi testado, primeiramente, em 17 cidades. Entre os municípios escolhidos para receber o projeto-piloto estava Diadema, única do Grande ABC selecionada pelo Ministério da Saúde. Belo Horizonte, em Minas Gerais, Recife, em Pernambuco, Jundiaí, em São Paulo, Fortaleza, no Ceará, Maringá, no Paraná, e Pelotas, em Rio Grande do Sul, foram outras municipalidades presentes na lista.

Em sua página oficial no Twitter, o secretário municipal de Saúde de Mauá e vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Jr., disse que o software chegará a Mauá gratuitamente. “Hórus é um sistema de gestão informatizado para as ações da assistência farmacêutica. O sistema será oferecido sem custo pelo Ministério da Saúde aos municípios interessados em implantar o Hórus”. A reportagem do Estação Notícia tentou entrar em contato com Paulo Eugenio para coletar mais informações do convênio, mas o secretário não atendeu os telefonemas.

À época do lançamento do programa, membros do Ministério da Saúde afirmaram que o projeto poderia revolucionar o acompanhamento dos medicamentos provenientes do SUS. “Hórus permite a melhoria da qualidade da informação, do gasto e da segurança dos pacientes, pois eles tomarão os medicamentos na dose e na data corretas”, destacou Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

“Será o olhar do gestor sobre o que acontece na assistência farmacêutica. Teremos acesso a informações em tempo real e poderemos qualificar a gestão”, complementou José Miguel do Nascimento Jr., do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

Em Diadema, os farmacêuticos municipais envolvidos na ação foram levados para Brasília, sede do Ministério da Saúde, para aprenderem as técnicas do Hórus.

Segundo a secretária de Saúde da cidade, Aparecida Pimenta, “a informatização da assistência farmacêutica pôde agilizar todo o processo, pois permitiu à Secretaria de Saúde avaliar, mensalmente, o consumo de medicamentos, por tipo, por unidade, por paciente, fornecendo informações para que possamos corrigir os problemas e atender melhor o paciente”.

Por Raphael Rocha - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.