NOTÍCIA ANTERIOR
Temporão pede estudo sobre saúde em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
União está interessada em ajudar Hospital Nardini
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2009 | Cidade
Mauá apura gasolina adulterada na frota
A Prefeitura de Mauá determinou o corte no abastecimento de veículos da frota municipal movidos a gasolina. A medida foi necessária após denúncias de que o combustível, comprado pela Prefeitura e armazenado em um posto próprio da SSU (Secretaria de Serviços Urbanos), estaria adulterado.

A administração do prefeito Oswaldo Dias (PT) confirmou a investigação do caso e afirmou que o Regran (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo da Região) retirou uma análise do produto para verificação.

Sem prazo para o recebimento do laudo, os carros municipais que utilizam gasolina estão parados no pátio. A Prefeitura não informou o número de veículos que utilizam apenas este combustível.

O secretário de Governo, José Luiz Cassimiro, disse que a Prefeitura deve aguardar o resultado dos testes - feitos também pela prestadora do serviço - antes de tomar qualquer decisão. "Existe todo um processo para o cancelamento do contrato. Por enquanto existe uma suspeita de que a gasolina seja adulterada, mas apenas após os resultados poderemos tomar providências legais sobre o assunto", explicou.

Enquanto os resultados não chegam, funcionários do poder público avisam que o desabastecimento dos tanques pode trazer problemas sérios à população. "A maioria dos carros está encostada. Além dos carros da Prefeitura e da Câmara, as frotas da Polícia Civil, Guarda Municipal e dos bombeiros podem parar se não acertarem logo o problema", disse um servidor que pediu para não ser identificado.

A Prefeitura negou que tenha registrado problemas na prestação de serviços. Segundo nota oficial, os carros movidos a álcool e diesel continuam circulando normalmente.

Distribuidora - O contrato de fornecimento de gasolina foi fechado, segundo a administração, na gestão do ex-prefeito Leonel Damo (PV). Toda a compra de combustível é feita por meio de uma distribuidora da cidade de Paulínia, no interior de São Paulo.

Além de Mauá, a empresa presta serviços para outras prefeituras do Interior. Não existe na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) qualquer registro de problemas na distribuição ou de possível adulteração de combustíveis por parte da empresa. O valor e a validade do contrato não foram confirmados pelo Executivo.

Vereador paga para manter carro na rua

Enquanto a Prefeitura não libera o abastecimento de veículos movidos a gasolina, o vereador Átila Jacomussi (PV) afirmou que para manter seus carros circulando normalmente, foi obrigado a abastecer os tanques por conta própria.

Atila entrou ontem com um requerimento solicitando informações do Executivo sobre a prestadora de serviços. "Fui obrigado a pagar do meu próprio bolso para manter os carros circulando. A maioria dos vereadores teve de fazer isso."

A Prefeitura confirmou que os carros oficiais foram proibidos de utilizar as bombas de gasolina da SSU (Secretaria de Serviços Urbanos) desde quarta-feira.

Átila disse que o problema já atingiu, inclusive, a Guarda Civil Municipal. "Duas motos tiveram de voltar ao pátio para ter o combustível retirado. Isso não pode acontecer", disse.

Finanças - Apesar do rompimento do abastecimento acarretar problemas para todos os vereadores, a oposição preferiu não acirrar a discussão em torno da questão.

O contrato com a distribuidora é de responsabilidade da Secretaria de Finanças da cidade, assim como a possível compra emergencial para suprir o tempo sem o combustível. No entanto, o secretário Orlando Fernandes está afastado do cargo por problemas de saúde desde anteontem. Ivete Nicodemos da Silva Souza, coordenadora de Administração Tributária responderá interinamente pela Pasta.

Por Paula Cabrera - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.