NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá terá verba federal para reforma do terminal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obras com efeitos de ilusão ótica serão expostas no Museu Barão de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2011 | Cidade
Mauá apresenta ações na área de Mobilidade Urbana em seminário da UFABC
Até o final de agosto, a frota municipal de Mauá terá mais 40 novos ônibus. Esta foi uma das ações para melhorar a qualidade do transporte público destacadas pelo secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, durante a mesa 1 de debate do I Seminário sobre Acessibilidade e Mobilidade da UFABC, promovida na manhã desta quarta-feira (3), no campus Santo André. De acordo com o titular da pasta, o transporte coletivo atende, em média, três milhões de usuários por mês.

Entre outras iniciativas, Moreira ainda ressaltou que Mauá foi pioneira no ABC – e segundo município do país – a utilizar uma nova tecnologia, mais barata e no sistema de monitoramento de trânsito com a instalação de 19 semáforos inteligentes nos principais cruzamentos do Centro. Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, o método, além de regular o tempo dos faróis conforme o fluxo de veículos, permite a resolução mais eficaz de problemas pontuais, como minimizar os problemas gerados por um congestionamento em razão de um acidente.

Renato também ressaltou o novo modelo de operação das linhas de ônibus do Jardim Zaíra, denominado sistema tronco-alimentado, que deve ser expandido para a região do Jardim Itapeva.

A otimização das vagas de Zona Azul na região central da cidade, com a ampliação de 200 para 2.900 vagas, e o projeto para a construção de 30 km de ciclovias também foram salientados pelo secretário. “Embora haja dificuldade de orçamento, nós temos contado com a criatividade, muito empenho e a participação popular para realizar os projetos.”

O secretário de Transporte e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar José Gameiro Silveira Campos, também participou da mesa de discussão que, ao final, abriu a fala à plateia.

Mesa de abertura – Na noite de terça-feira (2), o prefeito Oswaldo Dias participou da abertura do seminário realizado pela UFABC. Também estiveram presentes o reitor da universidade, Hélio Waldman; o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Joel Pereira Felipe; o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro Fernandes; prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho; e o assessor de Políticas para Pessoa com Deficiência de Santo André, Alexandre Franscisco.

Na ocasião, o secretário dos Transportes Metropolitanos reafirmou o compromisso do Governo do Estado de implantar o Expresso ABC, projeto que prevê a integração do ABC Paulista com a cidade de São Paulo por meio do trem.

Os gestores também abordaram o aumento na produção de veículos e o impacto dos carros nas ruas, a padronização das calçadas, a utilização de meios alternativos, como a bicicleta, entre outros assuntos.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.