NOTÍCIA ANTERIOR
Carrinho Solidário leva alimentação saudável ao Paço de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá recebe Mostra de Gravuras Brasileiras
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/10/2014 | Cidade
Mauá amplia possibilidade de cura da tuberculose
Mauá amplia possibilidade de cura da tuberculose O prefeito Donisete Braga esteve presente na reunião do colegiado. Crédito: Evandro Oliveira/ PM
O prefeito Donisete Braga esteve presente na reunião do colegiado. Crédito: Evandro Oliveira/ PM
A partir da primeira quinzena do mês de novembro todas as UBSs vão identificar e tratar pessoas com Tuberculose; Colegiado Pleno da Saúde realizou o planejamento de toda a ação

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. A transmissão é de pessoa a pessoa, ao falar, espirrar ou tossir, nas pequenas gotas de saliva que contêm o agente. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Com a descentralização do atendimento ficará mais fácil e ágil acompanhar o paciente. Isto é fundamental para a cura completa, pois, é necessário que siga rigorosamente o tratamento por um período de seis meses. Atualmente as unidades já fazem o encaminhamento para exame e tratamento no Ambulatório de Tisiologia.

As ações para descentralização do serviço começaram com estudos realizados pela Câmara Técnica da Secretaria de Saúde, com a formatação de treinamento e capacitação pelo setor de Educação Permanente. Desde setembro estão sendo desenvolvidas oficinas de capacitação com gerentes e grupos técnicos, além de oficinas nas próprias unidades de saúde.

A última fase da capacitação será para médicos e enfermeiros, com encerramento previsto para 10 de novembro, quando o serviço será descentralizado efetivamente. Em reunião do Colegiado Pleno da Saúde, realizado na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, foi feito o planejamento de toda a ação. Também foram apresentados indicadores dos serviços da saúde municipais.

O prefeito Donisete Braga esteve presente na reunião, juntamente com a secretária de Saúde, Célia Bortoletto. “Gosto destas reuniões de trabalho para acompanhar de perto tudo que estamos fazendo para bem atender nossa população e também agradecer o trabalho e competência dos nossos profissionais,” explicou o prefeito. “O novo jeito de tratar a questão da tuberculose é uma medida fundamental e um grande avanço para qualificar o cuidado, isto mostra que estamos no caminho certo para oferecer a assistência necessária,” completou.

“Caminhamos para ter um conceito único de que a tuberculose é um cuidado da atenção primária, onde é diagnosticada e tratada. Todas as UBSs tratarão tuberculose”, garantiu Célia Bortoletto.

Mauá registra em média 140 novos pacientes com tuberculose a cada ano. Entre 70 e 90 pacientes fazem tratamento mensalmente. Tais números estão na média da região do Grande ABC e também da Capital. A medicação é totalmente gratuita, fornecida pelo SUS.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.