NOTÍCIA ANTERIOR
Irmãs da Congregação Pequenas Irmãs de Santa Tereza visitam prefeito
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ação Social leva alegria e cidadania a Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2013 | Cidade
Mauá adere ao Programa Crack, é Possível Vencer
Mauá adere ao Programa Crack, é Possível Vencer O lançamento do programa em Mauá será na próxima terça-feira (28/5). Crédito: Evandro Oliveira/ PM
O lançamento do programa em Mauá será na próxima terça-feira (28/5). Crédito: Evandro Oliveira/ PM
Convênio possibilitará equipamentos, viaturas e capacitação de profissionais de segurança pública

O Programa Crack, é Possível Vencer é o objeto do convênio com o Governo Federal assinado pelo prefeito Donisete Braga, na manhã desta sexta-feira (24/05), na sede da secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, em São Paulo. Para o prefeito, a adesão ao programa é o primeiro passo para o reforço nas políticas públicas de combate ao crack.

“É o início de um grande movimento que vai incluir uma ampla campanha educativa envolvendo as famílias, uma vez que são as que mais sofrem com esse mal”, afirmou Braga. O lançamento do programa em Mauá será na próxima terça-feira (28/5), às 19 horas, no Teatro Municipal.

A cerimônia de assinatura do termo de adesão contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo; da secretária municipal de Saúde de Mauá, Lumena Furtado; do coordenador da Saúde Mental Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori; da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; e da assessora da secretaria da Casa Civil, Ana Flávia Peluzo, representando o governador Geraldo Alckmin.

Para o conjunto dos 15 municípios paulistas (Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Marília, Santos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Osasco, Presidente Prudente, Carapicuíba, Araraquara, Jundiaí e Limeira) que assinaram a adesão, os investimentos do governo federal na área de segurança pública chegam a R$ 40,7 milhões.

Para apoiar o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas nesses territórios, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), irá entregar uma série de equipamentos como 400 câmeras de videomonitoramento, 40 viaturas, 40 motocicletas e equipamentos de menor potencial ofensivo, que inclui mil pistolas de condutividade elétrica e 4 mil espargidores de gás de pimenta.

No primeiro semestre de 2014 serão entregues 20 bases móveis, inclusive para Mauá. Além dos equipamentos, haverá capacitação de 800 profissionais que atuarão nessas bases e 243 policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Quando foi elaborado o programa Crack, é possível vencer, chegamos a conclusão de que não podemos confundir premissas. Sanção penal é para o traficante e para o bandido. Tratamento e reinserção social é para o usuário”, explicou Cardozo ressaltando a importância das ações conjuntas. “O que vai determinar a virada desse jogo contra as drogas e o crack é o empenho e a integração de forças”, finalizou.

A rede municipal de Saúde de Mauá conta atualmente com uma unidade de atendimento para dependentes químicos, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) e o pronto-socorro psiquiátrico, cuja enfermaria tem 16 leitos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.