NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá lança o Guia da Saúde no Dia Mundial da Saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pontos de ônibus do Terminal Central de Mauá são reorganizados
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/04/2015 | Cidade
Mauá acelera criação de vagas em creches
Mauá acelera criação de vagas em creches Mauá acelera criação de vagas em creche para enfrentar desafio demográfico. Crédito: Roberto Mourão
Mauá acelera criação de vagas em creche para enfrentar desafio demográfico. Crédito: Roberto Mourão
Em 2013 e 2014 foram criadas 2.128 vagas para crianças de até três anos no município visando enfrentar p crescente desafio demográfico

A Prefeitura de Mauá está empenhada em ampliar continuamente o número de vagas em creche para fazer frente ao crescimento demográfico constante, um desafio comum aos grandes municípios metropolitanos do País. “Nosso objetivo é fazer de Mauá uma cidade educadora. E a criação de mais vagas em creche se insere neste objetivo", afirma o prefeito Donisete Braga.

Durante 2013 e 2014, a Secretaria de Educação contabilizou criação de 2.128 vagas para crianças até três anos de idade em toda a rede municipal. Além disso, estão sendo criadas outras 344 vagas em 10 escolas de um total de 29 que passam por reformas.

E não é só: o Jardim Sônia Maria ganhará uma nova creche com capacidade para 150 crianças ainda neste ano. Além disso, serão criadas mais 750 vagas em unidades projetadas para os jardins Araguaia e Campo Verde, além do Centro Educacional Unificado a ser erguido no Parque das Américas.

A soma das vagas já criadas, em curso e projetadas totaliza 3.372 nesta gestão. Atualmente existem 4.848 crianças de 0 a 3 anos em creches da rede municipal.

A intensidade é compreensível. Mauá registra cerca de cinco mil nascimentos por ano, de acordo dados compilados pela Secretaria de Saúde.

"A demanda pelo serviço cresce continuamente e a rede municipal de Educação precisa acompanhar" -- destaca a secretária de Educação, Lairce Aguiar.

SALDO POSITIVO
As 2.128 vagas criadas em 2013 e 2014 correspondem ao número de crianças absorvidas pelas 26 escolas municipais dotadas de creches. A Escola Municipal Darci Fincatti, reinaugurada no ano passado após anos de obras paralisadas, contribuiu para este crescimento. A unidade localizada no Jardim Esperança contabiliza 193 crianças com até três anos.

Além de 26 escolas, a Secretaria de Educação mantem creches com três entidades conveniadas: Lar Santa Terezinha, no Jardim Zaira, Cassap, Jardim Itapeva, e Auta de Souza, na Vila Vitória. E deve retomar convênio com uma quarta entidade em breve, de acordo com Lairce Aguiar.

REFORMAS E AMPLIAÇÃO
A criação das 344 vagas neste início de ano está inserida no plano de reformas de 29 unidades, atualmente em curso e com conclusão prevista para o final deste mês de abril. As 344 vagas estão sendo criadas em 10 escolas, por meio do melhor aproveitamento de espaços internos com vista na ampliação de salas de aula.

As reformas envolvem serviços como pintura, implantação ou reforma de playground, reforma de telhado e de banheiros, colocação de gradis, telas e vidros, remanejamento de caixas de água, instalação de equipamentos como secadoras e lavadoras industriais, adequação de lavanderia, lactário, almoxarifado, refeitórios e outras instalações.

Entre as escolas já entregues reformadas e ampliadas estão a Guimarães Rosa, no São Jorge do Guapituba, Florestan Fernandes, na Vila Magini, Dom Helder Câmara, no Jardim Itapark, e Maria Rosemary de Azevedo, no Jardim Zaira.

NOVAS ESCOLAS
Desta fase em diante, a multiplicação de vagas será possibilitada com a criação de novas escolas. A Creche do Jardim Sônia Maria é a mais próxima de virar realidade. As obras estão em estágio avançado e deverão ser finalizadas em julho próximo. As matrículas deverão ser abertas já em abril, para o início das aulas no segundo semestre. Serão 150 vagas.

As creches dos jardins Araguaia e Campo Verde estão aprovadas pelo governo federal. As obras de ambas deverão ser iniciadas ainda este ano. Serão 250 vagas em cada unidade.

O Centro Educacional Unificado do Parque das Américas também será materializado em 2016. O CEU da Educação acolherá mais 250 alunos e será integrado ao Ginásio José Boscariol, o qual será reformado à luz do novo projeto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6845 dias no ar.