NOTÍCIA ANTERIOR
Atacante Ronaldo completa um ano de atividade após grave lesão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Emagrecentro de Mauá admite-se
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/03/2010 | Cidade
Mauá abre licitação para construção da UPA Central
A prefeitura de Mauá abriu ontem (4) a segunda licitação para a construção de UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) na cidade. Depois de anunciar a abertura da disputa para as obras da instituição na Vila Assis Brasil na semana passada, a administração mauaense divulgou o certame para a admissão da empresa responsável pela estrutura que ficará localizada na região central do município. Ao todo, Mauá receberá quatro UPAs.

Durante a assinatura do convênio de co-gestão do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini com a Fundação do ABC (FUABC), o vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Jr., afirmou que a intenção do Paço era informar as licitações para todas as unidades ainda nesta semana. Segundo previsão do titular da pasta, as operações nesses estabelecimentos devem começar a ocorrer até o meio do ano.

“Queremos agilizar esse processo até para ajudar a FUABC no gerenciamento do Hospital Nardini. Atualmente, muitos casos que são recebidos pelo Nardini não precisariam passar por lá. Essa demanda seria suprida pela UPA e também pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades)”, comentou Paulo Eugenio.

A UPA é um projeto encabeçado pelo governo federal. A primeira unidade 24 horas do Estado foi inaugurada na Vila São Pedro, em São Bernardo, no fim do ano passado, em evento que contou até com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Mauá e São Bernardo, Santo André será a outra cidade do ABC a abrigar um destes postos.

Já a vinda do AME foi fruto de muita polêmica durante o ano passado. Inicialmente previsto para ser construído em Mauá, o ambulatório quase foi para Santo André. À época, o governador de São Paulo, José Serra, afirmou que Santo André ganharia o espaço por ser uma cidade estratégica e por necessitar dos serviços. O governo do Estado, meses depois, recuou e garantiu a instalação do AME, que deverá ficar situado onde hoje funciona a UBS (Unidade Básica de Saúde) Central, na Rua Prefeito Américo Perrela, 171.

Wagner Boratto, presidente da FUABC, também condicionou um sucesso maior da atuação da Fundação no Hospital Nardini ao bom funcionamento das UPAs e da AME na cidade. “Esses dois projetos vão desafogar o Nardini, que terá tempo e espaço para atender pacientes que realmente precisarem da estrutura do hospital”, analisou Boratto, na semana passada.

De acordo com a FUABC, a área de atuação do órgão dentro do complexo hospitalar mauaense vai se intensificar após problemas estruturais, como a dissipação do pronto-atendimento em vários locais da cidade, estiverem solucionados.

UBS Vila Vitória – A administração de Mauá também anunciou a concorrência pública para a construção de uma UBS localizada na Vila Vitória. Assim como na licitação para as obras da UPA do Centro, o certame em questão será concluído no dia 23 de março.

Por Raphael Rocha - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.