NOTÍCIA ANTERIOR
Transporte: lote dois aceitará cartões antigos até 30/11 (terça)
PRÓXIMA NOTÍCIA
Luis Melo faz apresentação gratuita no II Encontro de Teatro
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/11/2010 | Cidade
Mauá 2025: participação da comunidade é fundamental
“São as pessoas, o povo, que têm de decidir o futuro que querem para Mauá. Decidam!” Com essa recomendação, Ermínia Maricato, livre-docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAU-USP), encerrou sua palestra no evento de abertura do Fórum Mauá 2025, ocorrido na noite desta segunda (22/11), no Teatro Municipal.

Agora, segundo o Prefeito Oswaldo Dias, terão início as reuniões temáticas, que, ao contrário da abertura, não terão plateia. “Quem comparecer aos próximos eventos será convidado a falar”, disse Dias. “Este Fórum é para toda a cidade traçar um retrato preciso da Mauá que deseja para o ano de 2025.”

Ex-secretária executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato traçou um profundo painel da região metropolitana de São Paulo, desde sua ocupação – que aconteceu, no mais das vezes, sem planejamento – até algumas políticas públicas que podem reordená-la. A palestrante falou sobre as possibilidades de planejamento de Mauá, que, no entanto, não pode ser desassociado da Grande São Paulo.

“Temos uma das maiores manchas urbanas do mundo, reunindo três metrópoles (São Paulo, a Baixada Santista e a região de Campinas). Todo o seu processo de ocupação foi realizado deixando os mais pobres de fora. Agora, eles continuam ocupando as periferias com rapidez, enquanto os centros vão sendo abandonados.” Ermínia elogiou as entidades de cunho regional, como o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que, para ela, deviam ser multiplicadas na Grande São Paulo.

A livre-docente também falou sobre transporte integrado, recuperação de rios e córregos e o combate à especulação imobiliária, entre outros temas. Ao final, foi efusivamente aplaudida. “A Ermínia Maricato falou coisas que eu queria ouvir há muito tempo”, disse um dos presentes, empolgado com a palestra.

Oswaldo Dias abriu e fechou os trabalhos, que contaram com as presenças dos prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho – que também está desenvolvendo um processo de planejamento participativo para sua cidade –, e de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi. Também estiveram presentes outras autoridades: o deputado estadual Donisete Braga, vereadores, secretários, sindicalistas, líderes sociais, profissionais da segurança (policiais civis e guardas municipais). O Teatro ficou lotado.

O prefeito de Mauá traçou um painel sobre o potencial e as fragilidades do município, que também têm de ser discutidos. “Para planejar a cidade dos próximos 15 anos, é preciso levar em conta o que é possível fazer”, disse o prefeito. A palestrante, parabenizando-o, concordou. “Cansei de ver planos diretores sendo elaborados para nada. Em primeiro lugar, é preciso consultar o povo”, disse Ermínia Maricato.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.