NOTÍCIA ANTERIOR
TV digital começa em 2 de dezembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Caetano realiza o 1º Salão do Imóvel
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2007 | Economia
Material escolar vai subir
Quem acreditou que a forte desvalorização do dólar iria reduzir o custo do material escolar neste fim de ano vai se decepcionar com os reajustes de até 10%. Os produtos mais vendidos nas papelarias – como cadernos e canetas – são os líderes de aumento, segundo empresários do setor no Grande ABC.

O avanço das importações, principalmente da China, não desencorajou os fabricantes nacionais a repassar ao consumidor o aumento dos custos.

“Os aumentos são inexplicáveis. Os fornecedores remarcaram os valores sem qualquer justificativa”, reclama o gerente da Lupapel Papelaria, de São Caetano, Paulo Finotti.

“O único fator que explica o reajuste, no caso dos cadernos, é o aumento do valor do papel no mercado internacional”, acrescenta Finotti.

Na rede Nivaldir, os produtos chegarão neste ano com preços entre 5% e 6% mais caros neste ano, índice semelhante ao aplicado na época de volta às aulas no ano passado.

O básico - Diante do aumento dos preços dos materiais escolares, as escolas selecionaram melhor os pedidos nas listas neste ano, segundo Finotti, da Lupapel.

“A relação de produtos está menor e prioriza os produtos básicos”, afirma o gerente. “Coisas relacionadas a artesanatos, como tinta d’água, foram excluídas. Tudo para deixar o preço final menor ao consumidor”, completa Finotti.

Carga tributária - Não é o encarecimento do papel no Exterior nem o aumento das margens de lucro dos fabricantes o principal vilão do bolso dos pais de alunos.

Segundo estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os impostos representam quase a metade do valor pago pelos materiais escolares.

O líder é a caneta, que tem 48,69% do preço em impostos. Em seguida aparecem régua (45,85%), agenda (44,39%), apontador e borracha (44,39%), cola (43,91%) e plásticos para fichário (41,29%).

Por Hugo Cilo - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7095 dias no ar.